cana-de-acucar

“Quem dá valor à terra que tem usa calcário”

O Sindical (Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo) está buscando um novo posicionamento do produto,diante das constantes mudanças na economia.

Neste dia 24 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Calcário Agrícola. A escolha da data no calendário presta uma homenagem ao diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), Fernando Carlos Becker – leia aqui.

Em São Paulo, os principais segmentos consumidores do calcário sofrem com questões internas e da macroeconomia. Laranja e cana de açúcar predominam no agronegócio paulista.

“Esperamos que os novos valores da gasolina e o aumento na mistura do etanol tornem novamente viável para o setor sucroalcooleiro a produção do etanol, pois em nossa área de atuação dependemos das usinas”, disse o presidente do Sindical, João Bellato Júnior, diante dos últimos resultados no consumo regional do produto.

Também vice-presidente da Abracal, Bellato destaca que o país poderia aplicar em suas culturas o dobro de calcário do que hoje é consumido. A produtividade agrícola nacional seria ampliada, bem como os produtores veriam uma redução nos gastos com adubo – o calcário potencializa o efeito do fertilizante.

A ampliação passa também pela melhoria na infraestrutura nacional no campo da logística. O custo do frete é um dos principais fatores na planilha de custos do setor agrícola.

Para lembrar a data, o Sindical produziu materiais de comunicação com uma frase que demonstra também o olhar que o produtor deve ter sobre seu patrimônio: “Quem dá valor à terra que tem usa calcário”.

Vale também seguir a fan page que o Sindical mantém no Facebook, denominada Calcário Agrícola. O página no Facebook tem atualização constante com materiais que envolvem o segmento do agronegócio.