Com “Solo + Fértil”, Sindical participa da Agrishow

O programa “Solo + Fértil” será uma das atrações do espaço da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) na Agrishow. A 29ª edição da principal feira de tecnologia agrícola da América Latina começa na próxima segunda-feira, 29 de abril, e vai até 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Perto de 200 mil visitantes, vindos de 50 países estarão presentes. A feira funcionará das 8 às 18 horas. Cerca de 800 marcas da cadeia do agronegócio estarão presentes.

O Sindical ocupará um espaço junto com as entidades que integram o programa. O “Solo + Fértil” busca incentivar a calagem e adubação no estado. Os agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, estão sendo orientados a utilizar a análise de solo, aplicar calcário para corrigir a acidez dos solos e fazer a adubação.

A participação do Sindical será por meio de banners explicativos. Folders também serão distribuídos aos produtores rurais. A estimativa é que pelo menos 10 mil passem na área que apresenta os projetos da CATI, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista.

Resistência à calagem

“Essa parceria se mostra importante para o agronegócio paulista. Ainda há produtores resistentes à calagem, inclusive quando da renovação das culturas, como a cana-de-açúcar”, afirma João Bellato Júnior, presidente da Associação Brasileira e do Sindicato da Indústria de Calcário Agrícola em São Paulo (Abracal/Sindical). No ano passado, o consumo paulista de calcário ficou perto de 5 milhões, num recuo próximo de 9% em relação a 2022.

O resultado é a baixa produtividade e o avanço da erosão por manejo incorreto da terra. Os solos brasileiros, em sua grande maioria, são ácidos, incluindo as propriedades paulistas.

A mudança nesse panorama ocorrerá com a análise de solo, calagem e adubação. Porém, apenas 47% das propriedades no estado realizam análise e 33%, adotam regularmente a calagem. Os dados são da Secretaria da Agricultura paulista.

As práticas difundidas pelo programa incluem ganhos na sustentabilidade. A avaliação é que a calagem ajuda o solo em períodos de chuvas menos intensas.