A vitoriosa jornada do Sindical em 35 anos

O calendário de 8 de julho marca a fundação do Sindical. Em 2024, esse registro se torna ainda mais importante, pois o sindicato que reúne as empresas de calcário agrícola no estado de São Paulo atinge 35 anos de trabalho.

A data traz muitas recordações. O fato de formalizar-se uma união institucional foi de suma importância para que fôssemos ouvidos pelos órgãos governamentais. O diferimento do ICMS, que temos há anos, não seria possível sem o Sindical, da mesma forma o PIS e a Cofins com a Abracal, a nossa associação nacional das empresas do setor.

Após as realizações do Sindical, passamos a ser ouvidos pelo mercado agrícola. Anteriormente a criação do Sindical, éramos representados pela Anda, que tinha seu foco nos fertilizantes e defensivos e nossos pleitos do setor eram menos representativos.

Hoje, somos ouvidos e, o mais importante, respeitados.

Ao atingirmos essa data significativa, reafirmamos nosso posicionamento, que vai além das nossas empresas. Todo avanço obtido beneficia também o consumidor, que tem na mesa alimentos mais saudáveis. Além disso, somos sustentáveis, pois contribuímos para redução da degradação dos solos por fenômenos como a erosão.

São conquistas reforçadas agora, quando o governo paulista estimula o programa “Solo + Fértil”. Estamos integrados ao programa, reforçando nossa vocação de parceiros do produtor rural, dos diferentes segmentos empresariais envolvidos na fertilidade do solo e dos organismos governamentais.

Em 35 anos, muita coisa mudou na agricultura. Hoje, somos importantes para a economia do estado e do Brasil. Com a produtividade obtida nesse período, São Paulo alimenta os paulistas, os brasileiros e cidadãos em vários países, mostrando sua confiança no nosso lema:

“Quem dá valor à terra que tem usa calcário!”

Concluo saudando os nossos Associados. Em grande parte, somos empresas familiares que atuam ao lado de colaboradores experientes e capacitados. Agradeço a todos pela confiança e reforço que, nessa jornada, contem com o Sindical.

João Bellato Júnior

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) e da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal)