pagina

Novo portal destaca importância do calcário

O novo portal do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) já está no ar. A página traz à internet informações sobre o calcário agrícola e seus derivados, um dos principais insumos utilizados na agricultura brasileira.

“Através desse espaço, aprimorado por nossa equipe administrativa ao longo dos últimos meses, vamos atualizar empresas e parceiros a respeito do tema “calcário agrícola””, disse o presidente do Sindical, João Bellato Júnior. “A informação é uma ferramenta importante na consolidação do calcário como insumo fundamental na cadeia do agronegócio, bem como relevante quando falamos de mineração”.

O conteúdo será gerenciado pelo sindicato patronal e pela ProImprensa Comunicação, assessoria de imprensa que atende a entidade. A Agência Skagion, de Rio Claro (SP), foi a responsável pelo visual e programação. A última reforma do espaço na internet ocorreu havia 5 anos.

O produtor agrícola terá seu espaço no portal, por meio dos materiais que serão publicados através do link “Espaço do Agricultor”. “Lavouras e pastagens somente ganham em produtividade quando falamos da aplicação do corretivo”, disse Belatto.

A estratégia inclui a fan page “Calcário Agrícola”, do Facebook, com atualização de fatos relevantes para o segmento. “Esperamos contar com a contribuição dos associados, por meio de sugestões de temas e iniciativas que possam ser desenvolvidas por meio dessas ferramentas”, disse o presidente.

A amplitude do projeto é destacada pelo dirigente. “Em outras palavras, estamos falando do patrimônio do produtor rural, além daquilo que chega à mesa dos brasileiros, sem deixar de lado questões como sustentabilidade, meio ambiente, geração de emprego e renda”, afirmou.

Para Bellato, “os desafios desse período são muitos, quando demanda e preço muitas vezes são conflitantes, num cenário de pouco ajuda por parte dos governantes. Também nos deparamos diariamente com as dificuldades estruturais do país e do Estado, que afetam nosso setor”.

O Estado de São Paulo encerrou 2013 com alta de 1,7% em seu PIB. Porém, segundo a Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), a agropecuária paulista teve variação negativa de 1,4% no ano passado, dado que se choca com o PIB nacional, no qual a agricultura foi o principal destaque.

Nem o aumento de 4,6% na cadeia produtiva paulista da cana de açúcar compensou as quedas expressivas nas produções de laranja (recuo de 19,4%) e café (menos 22,4%).

Porém, os empresários seguem buscando ampliar a representatividade do Sindical, entidade patronal fundada em 8 de julho de 1989 e que representa um grupo de empresários comprometidos com seus clientes, funcionários, fornecedores e com as comunidades paulista e brasileira.