“Solo + Fértil” é apresentado, de olho na produtividade e recuperação de áreas degradadas

Um evento na cidade de Artur Nogueira, na região de Mogi Mirim, marcou a primeira apresentação pública do programa “Solo + Fértil”. O programa buscará a inclusão dos pequenos e médios agricultores paulistas às práticas de análise de solo, calagem e adubação mineral em todas as unidades de produção.

A iniciativa também vai priorizar a recuperação das áreas degradadas no estado, e que poderiam ser utilizadas para o plantio e pastagens. A erosão é um dos problemas presentes nessas áreas.

A preocupação foi citada pelo secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Fernandes, que participou do evento. Fernandes falou ao site do Sindical sobre a importância do programa – veja aqui.

O presidente do Sindical, João Bellato Júnior, ressaltou que o programa será fundamental para reverter o atual cenário no estado. Segundo a Secretaria de Agricultura paulista, o estado apresenta cerca de 400 mil Unidades de Produção Agropecuária (UPAs). Estudo da secretaria aponta que somente 46,7% delas realizam análise de solo e 32,87%, adotam a prática da calagem.

Lucratividade para o agricultor

“A calagem é uma etapa fundamental para um bom cultivo, pois grande parte das terras do país apresenta acidez elevada, o que afeta a produtividade rural e a lucratividade dos agricultores”, avalia Bellato. Confira aqui o vídeo com a fala do presidente do Sindical, durante o evento.

Representantes das empresas associadas ao Sindical estiveram presentes. Diretor do Sindical, Euclides Francisco Jutkoski também abordou o desenvolvimento do programa. Para ele, toda a cadeia produtiva será beneficiada – veja aqui.

O lançamento do programa constou da abertura da 4ª Campanha de Calagem de Outono, desenvolvida pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Mogi Mirim e pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Artur Nogueira. IAC, CATI, Yara e Sicredi integraram o grupo de organizadores do evento.

Acompanhe aqui no site do Sindical as próximas postagens. Especialistas apontarão práticas que podem ser desenvolvidas pelos agricultores paulistas.

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?