Inflação interna da indústria de calcário recua, mas segue viés de alta

A inflação interna do segmento industrial de calcário apresentou um recuo em maio. Porém, segue em patamares elevados, puxados principalmente pelos produtos derivados de petróleo e acessórios para a moagem de minérios.

A conclusão vem do levantamento mais recente realizado pelo Sindical, o sindicato patronal que reúne as empresas produtoras de calcário agrícola. O custo na pedreira chegou a 33,7% no estudo anual até março. Depois, recuou para 21,5% em abril, e registrou nova queda, agora para 18%, em maio.

“Os custos de produção continuam elevados”, afirma João Bellato Júnior, que é presidente do Sindical e da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). O levantamento leva em conta a inflação interna dos custos, investimentos e gastos gerais para a produção de uma tonelada de calcário, no período de um ano.

Os itens “Acessórios para Moagem” e “Óleo Diesel e Lubrificantes” lideram o ranking de alta. Em abril, eles haviam subido 58,8% e 54,5% no acumulado do ano. Em maio, eles apenas trocaram de posição, com elevação de 50,6% no diesel e 49,4% nos acessórios.

Na contramão, está a conta de luz. Houve um recuo de 4,5%, média, na conta para o setor, nos dois meses pesquisados. Júnior. O estudo foi coordenado pelo diretor executivo da Abracal e Sindical, Euclides Francisco Jutkoski.

Considerados os índices, o estudo reflete uma tendência geral da economia. Ainda em alta, a inflação tem apresentado recuos. O mercado deve sinalizar em breve a diminuição nos preços dos combustíveis.

Os índices oficiais dos últimos meses, apurados pelo governo, estão ficando similares ao do setor de calcário. Porém, a pressão ocorrida entre o final do ano passado e o primeiro trimestre de 2022 ainda afeta os negócios. Nesse período, a inflação interna do calcário foi o dobro dos índices oficiais.

“Temos feito um alerta aos associados para que os custos sejam acompanhados intensamente. Hoje, eles incidem cada vez mais nos resultados”, afirma Bellato.