Calcário melhora perfil do solo paulista e reduz impactos da alta dos custos

Melhorar o perfil do solo é fundamental para que as lavouras paulistas apresentem melhores resultados na colheita. Porém, isso tem sido difícil, principalmente em função da alta dos insumos do agronegócio, como fertilizantes e o óleo diesel.

Uma das alternativas para o agronegócio é o emprego de calcário no solo. O engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro reforça que há ganhos em vários pontos com a adoção da calagem. O sistema radicular, fundamental no avanço da produtividade, é um dos beneficiados, diz Jairo, que é especialista em solos.

Mesmo em áreas no estado que recentemente registraram avanço de culturas, com adoção da soja e do milho, entre outros, a aplicação de calcário e gesso ganha força.

Estudo da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) apontou que alguns tipos de fertilizantes comumente empregados, como o formulado 04/14/08, apresentaram alta anual de 101,4% no preço praticado no estado. A ureia agrícola registrou elevação de 134%.

Já o custo do calcário e do gesso variaram entre 19 e 33%, dentro dos parâmetros anuais de demais itens que entram na planilha do agricultor – como herbicidas, máquinas e equipamentos. Os dados da FAESP avaliam o período encerrado em abril último.

Fertilidade do solo e agricultura sustentável

Recentemente, a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (Abracal) trouxe conteúdo apontando os impactos desse cenário no faturamento do agricultor.

Clique aqui.

Também já falamos aqui no site como a calagem reduz, por exemplo, a necessidade de irrigação na lavoura.

Leia mais: https://bit.ly/3waqnKn

Veja a seguir a análise do Jairo Hanasiro.

. Contribuindo com a agricultura sustentável

“O estado de São Paulo possui uma grande diversidade de culturas de importância econômica, com predominância da cana, de culturas permanentes como citrus, café, frutíferas e pastagens e um grande avanço de áreas de culturas anuais, como milho e soja, nas regiões Sul e Noroeste paulista. Em todas as culturas, podemos afirmar que a calagem é o alicerce para a construção e manejo adequado da fertilidade do solo para uma agricultura sustentável.”

.  Complementando a adubação mineral, que tem preços elevados hoje

“O uso do calcário na correção do solo é fundamental para que as demais práticas de adubação, como adubação orgânica, adubação de micronutrientes, remineralização e manejo biológico, sejam bem sucedidas na complementação e otimização da adubação mineral que atualmente atinge custos tão elevados.”

. Perfil de solo e sistema radicular adequados

“Como os pesquisadores têm dito, promover uma condição de solo que permita o bom desenvolvimento do sistema radicular é o primeiro passo para a obtenção de melhores resultados na colheita. O uso do calcário e gesso é fundamental nesta construção de um perfil de solo mais adequado.”

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?