5 dicas de manutenção de equipamentos, cujos preços subiram até 52%

A elevação de custos tem sido um dos desafios de todos os setores produtivos, incluindo as indústrias de calcário. Práticas simples ajudam a evitar interrupções na produção, um dos principais “fantasmas” do segmento.

Estudo feito recentemente pelo Sindical reforça essa tese. A inflação interna do segmento apontou que os equipamentos para extração tiveram alta de 52% nos preços. Já os acessórios para moagem ficaram 32% mais caros em um ano, no período iniciado em abril de 2020.

Clique aqui e conheça o estudo sobre inflação interna.

O tema envolve produtividade, durabilidade do equipamento e a segurança dos colaboradores das pedreiras.

Separamos cinco dicas que ajudam nesse processo de contenção de custos.

. Siga o calendário de manutenção e lubrificação

As empresas que fornecem equipamentos para mineração dizem ser fundamental manter as manutenções e lubrificações em ordem. Manuais técnicos são documentos importantes para guiar a forma de realizar esses procedimentos.

Fazer um planejamento da lubrificação e da manutenção também auxilia na durabilidade da máquina.

Ainda possibilita maior tempo entre os reparos. A manutenção mal feita, além de risco aos profissionais, afeta a cadeia de produção, comprometendo prazos e custos.

. Histórico de inspeções é aliado

O registro de dados das inspeções é uma tarefa obrigatória. O mesmo se dá com a anotação de manutenção.

A indústria de calcário apresenta muitas operações, entre britagem, peneiramento e moagem. Cada equipamento usado nessas etapas é composto de uma série de componentes. Seguidas trocas de um rolamento, por exemplo, sinalizam uma anormalidade que precisa ser apurada.

. Respeite os limites da máquina

Também é importante utilizar os equipamentos na capacidade máxima permitida, não ultrapassando seus limites.

Outra prática necessária é manter a formatação original do equipamento. Qualquer mudança deve ser feita somente após consultar a fornecedora.

Por exemplo, eventuais alterações na rotação original dos equipamentos vibratórios podem gerar danos, como a redução da vida útil dos rolamentos.

. A influência dos operadores na durabilidade

Cheque sempre como está o conhecimento dos operadores. Muitas vezes, na substituição ou no período de férias de um deles, o novo ocupante da função poderá ter dúvidas nas várias etapas de trabalho.

Por isso, revise periodicamente a formação da equipe operacional.

Se considerar necessário, faça treinamentos internos e externos para atualizar os conhecimentos.

. Baixando custo e aprimorando

Bom, mas chega o dia em que ocorre o desgaste natural. Afinal de contas, estamos falando de mineração, cuja rotina inclui operações de alto impacto na carga e com materiais abrasivos.

No caso de peças de desgaste, há uma alternativa. Fornecedoras ofertam preços melhores diante do compromisso da mineradora com uma programação de compras. Isso reduz o custo de aquisição dessas peças.

Outra possibilidade é buscar melhorias no equipamento. Usar os parâmetros da Indústria 4.0, como a automação, ajuda nesse processo. Em alguns casos, esses parâmetros apontam medidas simples, que reduzem, por exemplo, o consumo de eletricidade do equipamento.