entrevista01-sindical

Série de vídeos destaca etapas do manejo de solo

O manejo de solo ganha cada vez mais importância na agricultura. Eficiência e produtividade são resultados de uma série de etapas que envolvem esse manejo, entre elas a correção da acidez do solo.

As avaliações são do engenheiro agrônomo e administrador de empresas Jairo Hanasiro. Em uma série de vídeos no site do Sindical, ele comentará os benefícios de práticas como a calagem, que corrige essa acidez – uma característica da maioria dos solos tropicais, como é o caso do Brasil.

Hanasiro é engenheiro agrônomo pela Esalq/USP, com especialização em Fertilidade de Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Ainda é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.

Sua experiência profissional inclui atuações como gerente e consultor em várias empresas.

Ainda foi responsável técnico junto ao Ministério da Agricultura de estabelecimentos produtores de corretivos de acidez, fertilizantes orgânicos e de laboratório de controle de qualidade. Prestou consultoria a entidades como as associações nacionais dos produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e de Adubos (Anda), além dos sindicatos de São Paulo e Mato Grosso que reúnem as indústrias produtoras de calcário.

Tem formação em Planejamento Estratégico pela Associação dos Diplomados pela Escola Superior de Guerra (Adesg) e em Marketing pela Concordia University, nos Estados Unidos.

No primeiro vídeo, Hanasiro avalia a influência de questões como clima, tipo de solo e cultura na hora da decisão sobre a calagem e a adubação.

Clique aqui e veja.