destaque01

Ministério anuncia sistema para agilizar registro de fertilizantes

destaque01

Iniciativa busca criar um sistema informatizado de registro e cadastro de estabelecimentos e produtos agropecuários
Foto: Divulgação

Agilizar o registro dos produtos e estabelecimentos junto ao Mapa. Esse é o objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que apresentou no final do mês passado o Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro).

A iniciativa busca criar um sistema informatizado de registro e cadastro de estabelecimentos e produtos agropecuários. Com previsão de início para esse mês de julho, o trabalho caberá ao Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA), que deixará de fazer o sistema de forma manual. Com isso, o ministério pretende agilizar o atendimento às empresas produtoras de fertilizantes, corretivos e inoculantes.

“Com a implantação do sistema, haverá uma desburocratização do registro, com ganho de tempo para o Ministério e para as empresas”, comentou o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do Mapa, Hideraldo Coelho, por meio da assessoria de imprensa do ministério.

O Sipeagro permitirá o acompanhamento dos Processos Administrativos de Fiscalização, que gera relatórios básicos e emite o certificado de estabelecimentos e produtos registrados ou cadastrados pelo Mapa.

“Este sistema trará mais agilidade, segurança da informação e transparência nas ações de fiscalização exercidas pelo Mapa, levando a melhoria do serviço para os fiscais federais agropecuários do Ministério, para os usuários dos nossos serviços e entes fiscalizados”, avaliou Marcos Leandro, diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (DFIP) do ministério.

Clique aqui e veja outras informações sobre o Sipeagro.