capa-boletim

Indústria do calcário atualiza boletim sobre análise de corretivos

A indústria do calcário agrícola apesentou o novo boletim de metodologia oficial de análise de corretivos de acidez do solo. A tecnologia ganha força na nova versão da cartilha. Além disso, aproxima o Brasil das principais práticas internacionais na correção da acidez do solo.

O Mercosul é um dos pontos que foram levados em consideração no trabalho, segundo o presidente do Sindical, João Bellato Júnior. “O Ministério da Agricultura tem uma visão global, quando se pensa em uma legislação específica para os corretivos. É nessa visão global que o calcário está inserido”, conta Bellato.

A iniciativa conta com a participação da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal). Para o presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe, “a atualização amplia a tecnologia em toda a cadeia produtiva”.

Bellato, que também é vice-presidente da Abracal, lembra que itens atendem aos preceitos de outros países, como os participantes do bloco do Mercosul.

O novo boletim tem apresentação em PDF e distribuição gratuita. A cartilha já está disponível no site do Sindical e da Abracal.

Questões como granulometria e aspectos químicos quando da análise do corretivo pautam o trabalho. Laboratórios, institutos de pesquisa, empresas e consumidores podem acessar o material, que teve supervisão técnica do engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro.

Veja aqui vídeo com o depoimento de João Bellato Júnior.

Confira também o vídeo com a fala de Jairo Hanasiro – clique aqui.