Enacal 2017 - SP

Indaiatuba (SP) sediará Encontro Nacional de Produtores de Calcário

A versão 2017 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal) será no estado de São Paulo. A cidade de Indaiatuba sediará o evento, nos dias 26 e 27 de outubro.

Por suas características, o calcário se encaixa em várias áreas da economia nacional. Por isso, lideranças do segmento e das áreas de agronegócio, indústria e mineração são esperadas para o evento.

A realização será do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical), com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

Para João Bellato Júnior, presidente do Sindical, “o Enacal se mostra um momento importante de encontro de entidades representativas”. O PIB do agronegócio paulista, principal consumidor de calcário, cresceu 7,4% em 2016. A agricultura paulista já movimenta R$ 276 bilhões anualmente.

O evento será realizado nas dependências do hotel Royal Palm Tower Indaiatuba. “A escolha da cidade leva em conta o acesso fácil gerado pelo aeroporto de Viracopos, que está a 15 minutos do hotel”, disse Bellato.

Já Oscar Alberto Raabe, presidente da Abracal, destaca que o evento tem crescido anualmente não somente pela importância estratégica, já que o calcário é um produto nacional, mas também pela discussão envolver produtividade e rentabilidade. O país consome perto de 35 milhões de toneladas desse tipo de corretivo da acidez do solo, com potencial de, ao menos, dobrar esse número.

“A aplicação do calcário vai garantir ao Brasil a consolidação como produtor agrícola de destaque, tanto para o consumo interno como para o mercado externo”, falou Raabe.

A programação do Enacal está em fase de elaboração. Porém, deve contemplar questões que envolvem o mercado como a gestão das empresas.

Esta será a 23ª edição do encontro. No ano passado, o evento ocorreu em Curitiba (PR).