Calagem: cada vez mais importante

A calagem tem sido uma das principais bandeiras do Sindical. Todos os presidentes que por aqui passaram defenderam a necessidade da correção da acidez da terra como forma de ampliar a produtividade na área plantada no Brasil.

Estamos falando de uma reivindicação de mais de 30 anos, enquanto instituição. Empresarialmente, essa agenda supera facilmente as seis décadas de existência.

Com a globalização que hoje vivemos, os preços de muitos bens patrimoniais, de forma geral, estão sendo ajustados. No Brasil, os valores de terras em algumas regiões estavam – e ainda estão – muito baixos, se compararmos com valores praticados em outros países com atividade agrícola.

Especificamente no Estado de São Paulo, a região que chamamos de Mogiana é composta por um solo de cerrado, que há aproximadamente 50 anos atrás tinha valores bem inferiores aos do centro do estado.

Com o implemento do PROCAL, incrementado pelo Exmo. Ministro Alisson Paolinelli, a maciça correção de solo trouxe a esta região ganhos expressivos na produção agrícola e, consequentemente, as terras naquela área do estado se valorizaram muito.

Tratamos desse tema em postagem no nosso site – clique aqui –, trazendo nossa contribuição aos produtores no sentido de que foquem seus negócios na produtividade das culturas e no monitoramento dos valores de suas propriedades.

Fica evidente que em solos tropicais, como os nossos, corrigidos são rentáveis como qualquer outro solo de fertilidade maior.

A maior concentração da cultura canavieira no Estado de São Paulo se dá em solos de cerrado, com altas produtividades em função do uso do calcário agrícola.

Hoje o estado de São Paulo, bem como todo o Brasil, desenvolveu uma agricultura de características tropicais baseada principalmente na correção de solo, daí a suma importância de realizarmos adequadamente a calagem.

Aos nossos associados e seus gestores, bem como a todos que integram a cadeia de produção de corretivos agrícolas, trazemos o tema também porque Alysson Paolinelli estará na edição do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal). O evento em formato on-line ocorrerá no próximo dia 26.

Paolinelli nos falará sobre o presente e o futuro da Agricultura, com sua visão que antecipa tendências.

Informações sobre o evento podem ser encontradas aqui.

João Bellato Júnior

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical)

Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?