Custo da produção agrícola: 5 dicas de como o calcário ajuda a sua cultura

A agricultura é um dos pilares da economia brasileira e uma das principais produtoras de alimentos para o mundo. No entanto, os produtores enfrentam diversos desafios relacionados ao custo de produção agrícola, que podem impactar a rentabilidade do negócio.

Um dos desafios está no grupo dos insumos, como o calcário, sementes, fertilizantes, defensivos e combustível, entre outros.

No caso do calcário, algumas medidas ajudam o produtor a utilizar melhor os recursos necessários ao processo de calagem – que é a redução da acidez do solo. Confira 5 delas.

1. Inclua a calagem no plano de safra

O planejamento é um dos principais desafios nas empresas agrícolas do Brasil.

Porém, há muitos ganhos quando se planeja a safra. De início, o estudo deve levar em conta as áreas de plantio. Depois, com ajuda de um técnico, faça a análise de solo e levante os insumos necessários para a condução ao longo do tempo – primeira, segunda e terceira safra, por exemplo.

O planejamento ajuda ainda a compra na época em que produto e frete estão mais em conta.

2. Evite aplicar calcário em dia de ventania

A ineficiência aumenta o custo de produção sem ampliar a produção. Um exemplo disso é a aplicação de calcário em dia de vento.

Comumente, o calcário já apresenta um espalhamento para fora da propriedade – fenômeno chamado de deriva, em razão da sua baixa granulometria. A estimativa é que a deriva leve naturalmente 20% do produto para esses pontos externos.

Com o vento, esse percentual aumenta. Procure saber antecipadamente as condições climáticas no dia da aplicação.

3. Fertilizantes rendem menos sem calcário

Aplicar calcário antes dos fertilizantes representa uma economia nos custos. Sem a correção de acidez do solo trazida pelo calcário, o fertilizante perde até 27% de rendimento, segundo estudo da Embrapa.

Também há risco de comprometimento do solo, por meio do crescimento da acidez trazida por uso incorreto de insumos – como alguns tipos de fertilizantes.

4. O seu redutor do estresse hídrico

Um dos fenômenos gerados pelas mudanças climáticas é o estresse hídrico, por conta de chuvas irregulares ou períodos longos de estiagem.

O calcário contribui para o crescimento das raízes, que, por sua vez, fazem uma maior exploração de água e nutrientes presentes no solo.

5. Foque no manejo eficiente

O potencial produtivo de sua lavoura depende muito do uso de insumos de bom custo-benefício. Fazer economia nessa hora gera risco de limitação da produtividade, pois o solo pode sofrer com a falta de nutrientes.

Já a planta, nesse cenário, perde força, com maior risco do ataque de pragas e doenças.

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?