Custo da produção agrícola: 5 dicas de como o calcário ajuda a sua cultura
A agricultura é um dos pilares da economia brasileira e uma das principais produtoras de alimentos para o mundo. No entanto, os produtores enfrentam diversos desafios relacionados ao custo de produção agrícola, que podem impactar a rentabilidade do negócio.
Um dos desafios está no grupo dos insumos, como o calcário, sementes, fertilizantes, defensivos e combustível, entre outros.
No caso do calcário, algumas medidas ajudam o produtor a utilizar melhor os recursos necessários ao processo de calagem – que é a redução da acidez do solo. Confira 5 delas.
1. Inclua a calagem no plano de safra
O planejamento é um dos principais desafios nas empresas agrícolas do Brasil.
Porém, há muitos ganhos quando se planeja a safra. De início, o estudo deve levar em conta as áreas de plantio. Depois, com ajuda de um técnico, faça a análise de solo e levante os insumos necessários para a condução ao longo do tempo – primeira, segunda e terceira safra, por exemplo.
O planejamento ajuda ainda a compra na época em que produto e frete estão mais em conta.
2. Evite aplicar calcário em dia de ventania
A ineficiência aumenta o custo de produção sem ampliar a produção. Um exemplo disso é a aplicação de calcário em dia de vento.
Comumente, o calcário já apresenta um espalhamento para fora da propriedade – fenômeno chamado de deriva, em razão da sua baixa granulometria. A estimativa é que a deriva leve naturalmente 20% do produto para esses pontos externos.
Com o vento, esse percentual aumenta. Procure saber antecipadamente as condições climáticas no dia da aplicação.
3. Fertilizantes rendem menos sem calcário
Aplicar calcário antes dos fertilizantes representa uma economia nos custos. Sem a correção de acidez do solo trazida pelo calcário, o fertilizante perde até 27% de rendimento, segundo estudo da Embrapa.
Também há risco de comprometimento do solo, por meio do crescimento da acidez trazida por uso incorreto de insumos – como alguns tipos de fertilizantes.
4. O seu redutor do estresse hídrico
Um dos fenômenos gerados pelas mudanças climáticas é o estresse hídrico, por conta de chuvas irregulares ou períodos longos de estiagem.
O calcário contribui para o crescimento das raízes, que, por sua vez, fazem uma maior exploração de água e nutrientes presentes no solo.
5. Foque no manejo eficiente
O potencial produtivo de sua lavoura depende muito do uso de insumos de bom custo-benefício. Fazer economia nessa hora gera risco de limitação da produtividade, pois o solo pode sofrer com a falta de nutrientes.
Já a planta, nesse cenário, perde força, com maior risco do ataque de pragas e doenças.