Jornada do Ciesp reduz conta de luz, um dos maiores custos da mineração

A Jornada de Transformação Digital está mudando a cara das empresas. Participar da iniciativa da Fiesp, Ciesp, Senai e Sebrae traz benefícios.

No caso da mineração, medidas simples adotadas após o diagnóstico feito nas unidades produtivas trouxeram economia de até 15% na conta de luz, um dos principais custos do setor.

Em alguns casos, deixar de ligar todas as máquinas ao mesmo tempo contribuiu para a redução. Medições sobre a dissipação de potência elétrica nas plantas apontaram desperdícios.

Somente na região de Limeira e Piracicaba, cerca de 200 empresas integram a jornada. Há registros de ganho de produtividade de até 40%, ampliando a competitividade da indústria.

O site do Sindical conversou com o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, que explica os benefícios para as mineradoras e pedreiras. Parte das etapas não tem custo para os interessados. Cervone ainda faz uma análise do quadro econômico do país.

Ouça aqui e sabia como participar.