Calagem de Outono: Dia de Campo apresentará a técnica como prática de manejo do solo

A Fazenda Maná, localizada no Bairro Sítio Novo, em Artur Nogueira, será palco do lançamento da 4.ª Campanha de Calagem, idealizada e desenvolvida pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Mogi Mirim e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O objetivo do evento − realizado em formato de Dia de Campo − é apresentar os benefícios da calagem (técnica de aplicação de calcário no solo) como prática básica de manejo e incentivar os produtores a adotarem no outono, período mais adequado e recomendado pelos especialistas.

O evento ainda contará com a apresentação do Programa “Solo + Fértil”, que tem por objetivo aumentar a fertilidade dos solos paulistas, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores à moderna agricultura brasileira, promovendo a adoção de análise de solo, calagem e adubação mineral em todas as unidades de produção agropecuárias.

A apresentação será realizada pelo engenheiro agrônomo Vinícius Sampaio do Nascimento, da CATI Regional Guaratinguetá e líder do Grupo Técnico de Grãos da CATI. O Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) integra o grupo de entidades que participam do “Solo + Fértil”.

“Em nossa região, que tem o cultivo de grãos, especialmente milho e soja, como carro-chefe − mas também conta com lavouras de citros, flores, mandioca e hortaliças −, a escolha de se realizar o Dia de Campo com foco na calagem se deu por essa ser uma técnica de baixo custo, utilizada no preparo do solo agrícola visando neutralizar a sua acidez, aumentar sua produtividade e, consequentemente, sua rentabilidade”, explica Diego Barrozo, diretor da CATI Regional Mogi Mirim, destacando que essa ação integra um trabalho de anos realizado pela extensão rural na divulgação de tecnologias e no incentivo à adoção de práticas conservacionistas.

Programação mostrará importância da análise de solo, calcário e detalhes de aplicação

A programação prática e teórica será dividida em palestras e demonstrações práticas. Entre as palestras, o destaque fica para:

. a apresentação do Programa Solo + Fértil – que tem por objetivo aumentar a fertilidade dos solos paulistas, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores à moderna agricultura brasileira, promovendo a adoção de análise de solo, calagem e adubação mineral em todas as unidades de produção agropecuárias -, que será realizada pelo engenheiro agrônomo Vinícius Sampaio do Nascimento, da CATI Regional Guaratinguetá e líder do Grupo Técnico de Grãos da CATI;

. Calagem, como investimento em produtividade, ministrada pelo pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), Heitor Cantarella;

. e Conservação do Solo, que será conduzida pelo engenheiro agrônomo Luiz Antonio Dias de Sá (aposentado da CATI, que participa da Campanha desde a primeira edição, em 2021).

Na parte prática, o pesquisador do IAC, Afonso Peche Filho, apresentará a importância da regulagem adequada das máquinas.

Sobre a programação, Barrozo acrescenta que, para aproveitar a presença de produtores da região, foram incluídas palestras com outros temas de interesse desse público. “Com apoio de parceiros e da equipe da Regional e da Casa da Agricultura de Artur Nogueira, serão esclarecidas dúvidas sobre assuntos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental, bem como crédito e seguro rural”.

Calagem: o que é e sua importância

A calagem é uma técnica agrícola indicada para corrigir a acidez do solo, que proporciona maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade.

“Além de ser fonte de cálcio e magnésio, a calagem também promove uma melhor disponibilidade dos demais nutrientes às plantas, melhorando o equilíbrio nutricional da cultura e, consequentemente, sua produtividade. É uma etapa considerada fundamental no preparo dos solos para o cultivo agrícola em zonas tropicais, reduzindo sua acidez e auxiliando na melhoria de suas características químicas e estruturais. Podemos afirmar que uma calagem bem-feita faz grande diferença na condução e manejo das atividades agrícolas, melhorando muito a rentabilidade das áreas exploradas”, explicam os engenheiros agrônomos Heitor Luiz Heiderich Roza (CATI Regional Mogi Mirim) e Roseli Teresinha Paes Barbosa Borges (Prefeitura Municipal de Artur Nogueira), responsáveis pelo desenvolvimento da Campanha de Calagem e ações de Assistência Técnica Extensão Rural (Ater) neste contexto.

(Com informações do Cecor/CATI)

Serviço

Dia de Campo “Calagem de Outono”

Data: 15/3/2024

Horário: das 8h às 14h

Local: Fazenda Maná (Salão de Eventos) – Rod. Prof. Zeferino Vaz (km 150) – Bairro Sítio Novo – Artur Nogueira (SP)

Informações: Casa da Agricultura de Artur Nogueira − (19) 3827-9700

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?