Correção de acidez do solo é uma das armas contra o greening nos laranjais

A correção da acidez do solo se mostra fundamental nos laranjais, diante do avanço de casos de greening. A geração de plantas fortes, em solos menos ácidos, é uma das ações que ajudam no combate ao psilídeo, o inseto transmissor da doença.

Levantamentos quinzenais do Fundecitrus apontam alta significativa da presença do inseto, que naturalmente é mais ativo entre primavera e o verão. O greening avança e se torna o maior desafio fitossanitário da citricultura mundial, incluindo a brasileira – que é destaque na produção e exportação.

O Fundecitrus indica que a presença do greening subiu de 24,42%, em 2022, para 38,06% esse ano no cinturão citrícola de São Paulo e Minas Gerais. Duas a cada cinco árvores estão doentes na área, o que exige mais esforço e estratégia dos citricultores para o controle do inseto.

Na citricultura, práticas de manejo e atributos do solo são importantes para a fruta. Calagem e a adubação, entre outras, deixam a planta bem nutrida, o que contribui para mitigar problemas fisiológicos (estresse hídrico, por exemplo) e biológicos (doenças).

Ampliar a eficiência da fertilidade melhora as condições do solo. “O uso da calagem, em mais aplicações nos pomares, pode resultar em plantas mais sadias, seja na implantação da cultura ou na reposição de plantas”, afirma o engenheiro agrônomo José Mário Piatto.

Análise de solo

O planejamento da construção da fertilidade inclui a aplicação do calcário com antecedência de pelo menos 30 dias do plantio da muda. Dados ajudam na decisão.

“A principal recomendação é sempre fazer a análise de solo”, afirma Piatto. “Todo o processo, incluindo a coleta das amostras para análise e a indicação da dosagem de corretivo, deve ter acompanhamento técnico, incluindo a interpretação dos resultados dessas amostras”.

O calcário eleva os teores de cálcio e magnésio da terra, além de neutralizar níveis exagerados de alumínio – situação que intoxica as plantas. Ainda faz a correção o pH do solo. A qualidade da fruta ganha com solos menos ácidos.

O controle do greening é uma ação coletiva, dentro e fora das propriedades. A eliminação das plantas doentes e o monitoramento do psilídeo – com práticas que incluam até os laranjais vizinhos – devem ser feitos.

O Fundecitrus tem uma ferramenta, o Alerta Fitossanitário, que auxilia os citricultores no manejo regional. Veja aqui.

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?