Fórum debaterá produtividade agrícola e corretivos de solo

A indústria paulista de calcário e os produtores agrícolas poderão participar de um evento inédito que pretende atualizar os conceitos da tecnologia do uso de corretivos de solo. O debate entre pesquisadores e professores universitários envolverá as práticas que buscam a obtenção de altas produtividades.

A primeira edição do Fórum Nacional sobre Corretivos de Solos será realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) no dia 25 de outubro de 2023, em Cuiabá (MT). Os painéis debaterão, do ponto de vista técnico, a construção do perfil de solo para altas produtividades, além do impacto de produtos como calcário, gesso e remineralizadores.

Participarão pesquisadores e professores como Silvino Guimarães Moreira (UFLA/ESAL Lavras), Anderson Lange (UFMT), Rafael Otto (ESALQ), Carlos Hissao Kurihara (Embrapa), Marcelo Batista (UEM Maringá) e Eder de Souza Martins (Embrapa Cerrados).

O Fórum ocorrerá um dia antes do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal). “O fórum é voltado para o público com uma visão mais técnica”, explica João Bellato Júnior, presidente da Abracal e do Sindical.

“As recomendações sobre corretivos expandiram o agronegócio brasileiro. Porém, ocorreram mudanças nos últimos 45 anos. Nesse sentido, precisamos ouvir os especialistas a respeito do tema”, diz Bellato.

Há uma sensação de que os resultados poderiam ser ainda melhores, com ganhos também na sustentabilidade – novas áreas de plantio não seriam necessárias. No caso de São Paulo, a renovação dos canaviais e o plantio de grãos precisam ser avaliados.

Olhar para a camada de solo mais profunda

O engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro, coordenador técnico do fórum, defende uma nova visão do tema. “O conceito de construção do perfil de solo é mais abrangente que simplesmente realizar a correção da acidez do solo na camada arável, como tem sido realizado por muito tempo e recomendado pela calagem tradicional”.

Para Hanasiro, “essa construção abrange uma camada de solo mais profunda para permitir um desenvolvimento radicular mais vigoroso e respostas de produtividade”.

O fórum tem inscrição gratuita, mas as vagas são limitadas. Haverá transmissão on-line dos painéis. Veja a programação completa e faça sua inscrição nos links abaixo.

Anote na agenda

25 de outubro de 2023 – 1º Fórum Nacional sobre Corretivos de Solo

Inscrições para evento presencial – https://bit.ly/45ZIrWO.

Inscrições para participação on-line – https://bit.ly/3Rs6kBV.

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?