Sindical Congresso Fertilizantes 034b

Congresso de Fertilizantes confirma necessidade de recuperação dos solos

Sindical Congresso Fertilizantes 035b

Presidente do Sindical, João Bellato Júnior marcou presença no evento em São Paulo
Foto: Divulgação

Com o tema “Solos e Fertilizantes, Pilares da Segurança Alimentar Global”, foi aberto na terça-feira, dia 25 de agosto, em São Paulo, o 5º Congresso Brasileiro de Fertilizantes. Promovido pela Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), o evento reuniu os maiores especialistas no tema, além de autoridades públicas e lideranças do agronegócio.

Para o presidente do Conselho de Administração da Anda, George Wagner Bonifácio e Sousa, o evento acontece num momento de grande incerteza econômica e política do país, que torna ainda mais urgente as reivindicações do setor.

Política adequada de seguro agrícola, melhor infraestrutura de logística, estratégia adequada de acordos comerciais com países relevantes e uma ampla reforma trabalhista que leve em conta as características do agronegócio são as principais reivindicações.

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical), João Bellato Júnior esteve presente. Representou também a diretoria da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola, da qual é vice-presidente.

O convite para a participação partiu da Anda. Durante o evento, Bellato parabenizou George Wagner pela iniciativa.

O cientista Paul Fixen, vice-presidente sênior do International Plant Nutrition (IPNI), proferiu palestra na qual destacou a importância das boas práticas com o manejo do solo. “O mundo terá de produzir nos próximos 50 anos a mesma quantia de alimentos que já foi produzida ao longo da história, desde que o homem desenvolveu a agricultura”, disse.

Estudos indicam que fazendas com gestão adequada dos solos produzem até 58% mais. Porém, os dados atuais preocupam. “40% dos solos do mundo estão degradados”, informou. Em algumas regiões da África, essa degradação atinge 65%. Estima-se que metade dos solos agriculturáveis no mundo foi perdida nos últimos 150 anos.

Segundo Fixen, de 40% a 60% da produção mundial de alimentos depende do uso de fertilizantes. “O que temos de fazer hoje é lançar mão de toda a tecnologia ao nosso dispor para fazer uma adubação cada vez mais eficiente, quase que adaptada a cada planta, de forma a aumentar a produtividade sem desperdiçar insumos e, ao mesmo tempo, evitar impactos ambientais decorrente de adubação excessiva e desnecessária”, concluiu.

Durante a fala de Fixen, a questão do calcário também foi abordada – Leia aqui.

Para José Luiz Tejon, diretor do Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a rápida transformação do planeta e do agronegócio demanda um novo posicionamento do mercado. “Precisamos aprender a conversar com o cliente de nosso cliente, que é o consumidor final. Não podemos mais manter o nível de informação apenas dentro da cadeia”, afirmou.

Um exemplo dessa mudança é que o consumidor final está cada vez mais atento com o que ele se alimenta, crescendo a importância em conhecer a origem do alimento consumido, de como é seu processamento, e se ele é sustentável. Tejon falou sobre o tema durante palestra no evento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Anda)

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?