Calagem amplia retenção de água no solo

O site do Sindical convidou o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro, especialista em solos, a falar sobre a relação entre a calagem e a água. O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março.

“A calagem melhora a estrutura do solo através da alteração do pH, com o aumento da disponibilidade do Fósforo e fornecimento de Cálcio ao sistema água-solo-planta. Este efeito da calagem contribui para aumento da atividade microbiana, do desenvolvimento radicular e da produção de massa vegetal, com consequente aumento da matéria orgânica e sua mineralização”, afirma o engenheiro.

Para Hanasiro, “solos estruturados com agregados mais estáveis e com teor adequado de matéria orgânica permitem uma melhor aeração e possuem uma maior capacidade de infiltração da água pelo perfil de solo e maior capacidade de retenção. Isto reduz a ocorrência de escorrimento superficial da água com a formação de erosões e fortalece a alimentação de lençóis freáticos, contribuindo para um manejo mais sustentável da água.”

A água é um dos principais recursos do planeta. A melhoria do perfil do solo ajuda a produzir mais alimentos e energia, com menor uso do recurso. A estimativa aponta que apenas 3% da água do planeta é potável, e que somente 0,04% está disponível para consumo.

0 0 votes
Avaliação do Artigo
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?