“Solo + Fértil” ampliará produção de alimentos e consumo de calcário em SP

O acordo de cooperação técnica do programa “Solo + Fértil” foi assinado no último dia 12 de julho, em São Paulo. O programa busca aumentar a fertilidade do solo no estado de São Paulo, por meio de parcerias entre o governo estadual e entidades. Assim, o agronegócio paulista produzirá mais alimentos e energia.

Toda a cadeia do agronegócio sairá beneficiada. O consumo de calcário no estado deve crescer até 20%, avalia o presidente do Sindicato da Indústria de Calcário Agrícola paulista (Sindical), João Bellato Júnior, que participou do ato de assinatura do acordo.

No ano passado, São Paulo consumiu aproximadamente 5,6 milhões de toneladas de calcário. O Sindical avalia que o ideal seria perto de 7 milhões de toneladas.

O “Solo + Fértil” tem como objetivo promover a utilização da calagem e adubação em todas as Unidades de Produção Agropecuária (UPA) do estado. Os agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, serão estimulados a realizar a análise de solo e a usar calcário e adubo para corrigir a acidez dos solos.

Recuperando áreas degradadas

“Há uma união de esforços dos participantes do acordo, o que beneficiará os agricultores e os consumidores”, disse Bellato. A recuperação das áreas degradadas também consta dos objetivos – veja a fala de Bellato.

A assinatura ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. O acordo promoverá o intercâmbio de informações, experiências e a cooperação técnica entre as partes.

Já contamos que um diagnóstico da secretaria envolvendo 339 mil Unidades de Produção Agropecuária (UPA) paulistas mostrou que apenas 47% delas realizam análise de solo e 33% fazem calagem – clique aqui e reveja.

Sem calagem, a produtividade é menor. O diagnóstico apontou que a produção em grande escala também tem a calagem como desafio.

Terra é o maior patrimônio do agricultor

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, festejou o acordo. “Vamos mostrar aos agricultores que a terra é o maior patrimônio que eles possuem”, afirmou – assista à fala de Junqueira.

O documento foi assinado ainda pelo diretor da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Ricardo Tortorella. Participaram do ato o secretário executivo de Agricultura, Marcos Böttcher; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil; o coordenador da coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Francisco Martins, e o coordenador substituto do Instituto Agronômico (IAC), Heitor Cantarella.

Clique aqui e veja a avaliação dos técnicos sobre o “Solo + Fértil”.

0 0 votos
Inscrever-se
Notificar de

mais antigos