
“Solo + Fértil”: sustentabilidade é outro objetivo do acordo
O detalhamento do programa “Solo + Fértil” ocorrerá nos próximos dias. As ações serão definidas por um grupo de trabalho, composto por representantes das entidades participantes e dos órgãos da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.
A ação busca fazer com que São Paulo evolua também na produção de alimentos e energia, de forma sustentável. Diretor executivo do Sindical, Euclides Francisco Jutkoski, que participou da série de reuniões sobre o acordo, festejou a medida.
“São Paulo deixará de comprar alguns produtos, como o milho, de outros estados”, afirmou Euclides – confira.
Diretor da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Ricardo Tortorella, avalia que a ação servirá principalmente para conscientizar os agricultores sobre o uso correto de insumos, como os fertilizantes e o calcário. Assista ao vídeo.
O que dizem APTA e IAC
Os pesquisadores também estão otimistas com o programa. O coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil, destacou os ganhos ambientais, como a provável redução no consumo de água na produção no campo
Veja a fala do dirigente da APTA, que é ligada à Secretaria da Agricultura.
O coordenador substituto do Instituto Agronômico (IAC), Heitor Cantarella, disse que a ausência da análise de solo e da aplicação correta de calcário e adubo afeta os resultados financeiros no campo. “O agricultor está perdendo dinheiro”, afirmou.
Assista à fala de Cantarella.
Clique aqui e veja a apresentação do acordo de cooperação.