Na novela e no rádio: os benefícios do calcário para agricultura

Os benefícios da aplicação de calcário na agricultura estão ganhando força na imprensa. No estado de São Paulo, o tema foi ampliado após o anúncio do acordo de cooperação técnica do programa “Solo + Fértil”, no mês passado.

Na novela, a citação ocorreu no capítulo do dia 19 de julho de “Terra e Paixão”, exibida no horário de 21h na Rede Globo. A novela tem debatido questões envolvendo o agronegócio, incluindo o estresse hídrico em parte das propriedades rurais – fenômeno que a aplicação de calcário ajuda a combater.

Já a reportagem da rádio CBN, de Ribeirão Preto, abordou o “Solo +Fértil” no último dia 1º de agosto. O conteúdo relatou a ação, que busca aumentar a fertilidade do solo no estado, por meio de parcerias entre o governo estadual e entidades do calcário e dos fertilizantes.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento avalia que os benefícios serão a maior oferta de alimentos e energia gerados em áreas paulistas. O consumo de calcário no estado deve crescer até 20% a partir do próximo ano, segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Calcário Agrícola paulista (Sindical), João Bellato Júnior.

Hoje há uma defasagem na aplicação desse corretivo de acidez do solo. No ano passado, São Paulo consumiu aproximadamente 5,6 milhões de toneladas de calcário, quando o ideal, segundo o Sindical, deveria ser de 7 milhões de toneladas. Cenários como esse afetam a produtividade na lavoura.

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão – clique aqui.

Oldest
Newest Most Voted