20 mil passam por estande do “Solo + Fértil” na Agrishow

Cerca de 20 mil pessoas passaram pelo estande da Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (CATI) na Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Um dos espaços do estande apresentou o programa “Solo + Fértil”, que incentiva a calagem e adubação no estado de São Paulo.

A feira, uma das maiores do agronegócio na América Latina, ocorreu entre os dias 29 de abril e 3 de maio. O programa foi divulgado por meio de materiais didáticos voltados aos produtores rurais e estudantes.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, passou pela exposição. A CATI é um órgão da secretaria.

Prática que busca reduzir a acidez natural dos solos usados para plantio, a calagem constou de material desenvolvido pelo Sindical. O material reforçou mensagens aos agricultores, como a melhoria dos resultados nas colheitas quando ocorrem a análise de solo, calagem com aplicação do calcário e posterior adubação. O espaço foi compartilhado com entidades ligadas a essas etapas do manejo de solo.

Ainda sobre o manejo, o folder do Sindical também citou questões surgidas recentemente, como a redução na média histórica do volume de chuvas – o calcário é chamado popularmente de “seguro contra a seca”.

Mensagem sobre corretivos

“Estamos com diversas ações, pois há um desafio de fazer a mensagem sobre a importância dos corretivos de solo chegar aos agricultores e pecuaristas. Há uma defasagem de 30% no consumo de calcário em São Paulo. Nesse sentido, a participação no estande da CATI foi importante, e manifestamos publicamente nosso agradecimento pelo convite”, disse João Bellato Júnior, presidente do Sindical.

O estande atingiu diferentes públicos. Um grande número de alunos do ensino médio e fundamental de escolas de Ribeirão Preto passou pelo estande. A importância de um solo mais fértil, segundo a CATI, foi reforçada também com livretos de colorir cedidos por entidades parceiras.

Associados do Sindical também participaram com estandes na 29ª edição da feira, um momento de exposições e debates sobre os principais temas da tecnologia agrícola.

Oldest
Newest Most Voted