Calcário paulista contribui com pesquisas para mestrado

Empresas do segmento de calcário agrícola mantêm a tradição de contribuir para pesquisas de âmbito nacional. No final do mês passado, oito pessoas levantaram informações sobre a formação de rochas calcárias na região central do estado de São Paulo. Jazidas de duas empresas associadas ao Sindical foram visitadas pelo grupo.

Os resultados serão publicados em revistas científicas especializadas e gerarão dissertação de mestrado.

No grupo, seis são pesquisadores do campus de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Outros dois estão ligados ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp, em Rio Claro.

Pesquisadores coletaram amostras para análises laboratoriais para o avanço do conhecimento científico Foto: Divulgação

As áreas ficam nas empresas Partecal, no distrito de Assistência, em Rio Claro, e Amaral Machado, em Saltinho, perto de Piracicaba. As frentes em Saltinho têm os nomes “Vitti”, “Bernardino” e “Montes Olimpo”. As visitas ocorreram nos dias 26 e 27 de junho últimos.

O grupo era composto por professores, pesquisadores e pós-graduandos. Eles realizaram atividades de pesquisa, incluindo coleta de amostras para análises micropaleontológicas, paleontológicas, químicas e estratigráficas.

Os estudos têm como objetivo possibilitar uma melhor compreensão dos ambientes que prevaleciam, no passado, enquanto as rochas calcárias e argilosas foram formadas. Ainda pretendem determinar o tempo em que estes eventos ocorreram.

O grupo informou que as empresas foram “muito receptivas e facilitaram, sobremaneira, a realização das atividades, colaborando, dessa forma, com o desenvolvimento científico brasileiro”. A agenda do grupo incluía outras empresas, mas detalhes técnicos fizeram com que novas atividades fossem adiadas.

0 0 votos
Inscrever-se
Notificar de

mais antigos