7 dicas sobre análise de solo, incluindo a mudança de cultura
O site do Sindical convidou o engenheiro agrônomo Jairo Hanasiro a dar dicas sobre a análise de solo. Especialista em solos, Jairo comentou aspectos fundamentais desse processo, incluindo situações como o plantio de uma nova cultura.
Confira.
1 – Diagnóstico de fertilidade
“A análise de solo é a principal ferramenta para o manejo da fertilidade do solo, pois permite o conhecimento do diagnóstico da fertilidade atual e a utilização racional de calcário e fertilizantes para atender aos critérios econômicos, as necessidades das culturas e para conservar ou propiciar aumentos na fertilidade do solo e na produção agrícola”, diz Jairo.
2 – Começando pela amostra bem coletada
Jairo afirma: “o sucesso no uso desta ferramenta, que é a análise, passa por três etapas fundamentais. A primeira etapa é a coleta adequada da amostra de solo, que se não for representativa e realizada da forma correta poderá comprometer todo o processo de avaliação da fertilidade”.
3 – Resultados confiáveis, interpretação certeira
“A segunda etapa é a análise laboratorial da amostra de solo, que deve ser realizada por um laboratório idôneo e certificado, de modo que se obtenham resultados confiáveis para que não ocorram erros na interpretação”, diz o engenheiro agrônomo.
4 – Conhecendo as exigências nutricionais
A etapa final, segundo Jairo: “a terceira etapa é a interpretação dos resultados da análise do solo e a recomendação de calagem e adubação, que deverá ser realizada por um profissional habilitado, o engenheiro agrônomo, de acordo com as condições do solo, das exigências nutricionais da cultura instalada ou em implantação e também de acordo com os demais aspectos do manejo de fertilidade de solo”.
5 – Quais corretivos usar
“Considerando todos estes fatores que falamos anteriormente, a recomendação de calagem poderá indicar o uso de corretivos com teores maiores ou menores de Magnésio ou com maior ou menor reatividade, de acordo com as características dos corretivos disponíveis no mercado”, explica Jairo.
6 – E se o agricultor está mudando a cultura plantada?
“No caso de mudança de cultura é muito importante conhecer a situação em que se encontra a fertilidade do solo porque as culturas têm exigências nutricionais diferentes. Assim, caso o produtor não tenha um acompanhamento e histórico da área, este conhecimento fornecido pela análise de solo pode fazer a diferença para um bom desempenho da lavoura”, cita o agrônomo.
7 – Os fornecedores de calcário em SP
O estado de São Paulo dispõe de fornecedoras de calcário agrícola empenhadas na melhoria constante de seus produtos. Elas trabalham em diversas regiões. Clique aqui e conheça as empresas associadas ao Sindical.
Aproveite e siga o perfil “Calcário Agrícola” nas redes sociais. O Sindical traz profissionais qualificados que falam sobre manejo de solo.