Calcário em São Paulo: o que nos move em 2024

A reflexão sobre as perspectivas da indústria de calcário agrícola é um exercício desafiador. Temos situações, tanto em São Paulo como mundiais, que impactam nossas atividades, bem como a dos agricultores e pecuaristas.

Os desafios podem mudar, mas sempre estarão presentes. Digo isso porque ganhamos experiência ao longo da existência de nosso sindicato patronal, que em 2024 atingirá uma data especial: 35 anos de atividades.

Nesse período, trabalhamos para fortalecer a entidade, refletindo o espírito empreendedor dos Associados. Esse entusiasmo ganhou novo impulso com a última assembleia anual, realizada em dezembro. Além de avaliar a entidade, abrimos espaço para apresentações de profissionais com conteúdos que impactam os resultados da indústria e dos nossos clientes.

Aliás, a indústria do calcário é movida, em grande parte, por aquilo que acontece em nossos clientes. A cana-de-açúcar e a laranja são os principais produtos paulistas. Também vimos crescer o plantio de soja em áreas paulistas.

Há obstáculos que precisam ser enfrentados. Na laranja, temos o desafio de contribuir para o combate ao greening, doença que afeta os pomares.

Já as condições climáticas adversas têm afetado parte das áreas com soja, exigindo até mesmo o replantio. O procedimento mostra a importância não apenas da adoção de práticas sustentáveis, mas que essas práticas considerem a melhoria da fertilidade do solo.

As condições climáticas e econômicas nos levam a prever uma repetição, esse ano, do consumo médio de calcário no estado, que historicamente se aproxima de 5,5 milhões de toneladas. Especialistas apontam que esse volume deveria ser pelo menos 35% maior.

Por isso, reforçaremos a divulgação da importância do calcário para o agronegócio paulista. O calcário permite que as colheitas sejam maiores utilizando a mesma área plantada, com ganhos de produtividade e efeitos positivos na sustentabilidade.

Acreditamos ainda que o agricultor está mais animado diante da segurança jurídica que o governo estadual trouxe ao adotar medidas contra os invasores de terras em São Paulo. Essa segurança é fundamental para quem busca produzir, empregando as técnicas mais modernas e respeitando a legislação vigente.

Então, sigamos caminhando!

João Bellato Júnior

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical)

Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?