Do canavial à lavoura de Soja: 5 benefícios da rotação de culturas

A busca por eficiência nos sistemas de produção tem levado muitos agricultores no estado de São Paulo a explorarem novas alternativas. Uma delas é a rotação de culturas, registrada quando há uma variação de diferentes plantas em uma mesma área ao longo do tempo.

Uma das “dobradinhas” promissoras está sendo a rotação entre cana-de-açúcar e soja. A cana, após 5 ou 6 cortes, perde a produtividade. A rotação com a soja ajuda o solo da área e a própria cana.

Conheça 5 benefícios que esse tipo de prática traz.

  1. Gera uma nova renda para o agricultor

A soja é uma cultura de ciclo curto que pode ser cultivada no intervalo de tempo entre a colheita da cana e o plantio do novo canavial. Essa rotação de culturas gera uma fonte de renda diferente para o agricultor, tanto no desenvolvimento como na comercialização.

A soja em áreas de cana-de-açúcar reduz os riscos dos negócios atrelados à monocultura.

  1. Uma queda nos custos da fazenda

Na rotação, as práticas de fertilidade do solo devem ser mantidas, a partir de orientação de um engenheiro agrônomo. Análise de solo, a aplicação de calcário agrícola e o uso de fertilizantes são necessários.

Há registros de rotações que trouxeram redução nos custos dos fertilizantes e defensivos, informam as cooperativas. A Coopercitrus, por exemplo, estima que o cultivo de soja em canaviais reduz os custos da renovação do canavial em pelo menos 30%.

Isso impacta diretamente na remuneração do negócio, como um todo.

  1. Primeiro, calcário; e depois, fertilizante

Você já sabe, mas é bom reforçar: adubar terra ácida é jogar dinheiro fora. O fertilizante rende mais quando a aplicação ocorre em uma área que recebeu, anteriormente, calcário, o que melhora o pH do solo.

Os nutrientes exigidos pela soja devem ser considerados no trabalho. Agora, na renovação do canavial, faça também a análise de solo e a calagem, sempre com apoio técnico.

  1. A soja ajuda na produtividade da cana

Na reforma do canavial, o plantio de soja melhora a fertilidade do solo. Sendo uma leguminosa, a soja fixa nitrogênio atmosférico por meio de bactérias simbióticas. Há um salto qualitativo na nutrição das plantas e uma recuperação na estrutura do solo.

Muitas vezes, a rotação interrompe o ciclo de doenças da cana, elevando sua produtividade.

  1. Mais nutrientes, menos erosão

A palhada da cana e a soja ajudam a reduzir a erosão. Também geram uma cobertura de solo que contribui para a oferta de nutrientes na área.

Para evitar perdas ou grãos sem qualidade, o manejo das variedades de soja deve ser feito, da escolha até a colheita. As variedades precisam se adaptar às condições do local de plantio e serem resistentes às pragas e doenças.

O apoio técnico permite ao produtor de cana ingressar de forma segura no mundo das leguminosas.

0 0 votos
Avaliação do Artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?