Calcário e Sindical, seus parceiros

Desafio. Talvez essa seja a palavra que melhor define o ano de 2021 para nós, empresários e empresárias. Fazendo um recorte para o nosso segmento, decisões importantes, com impacto nos negócios hoje e no futuro, estão em nossas mesas.

Logo de cara, nos deparamos com situações como o aumento do ICMS no Estado e o risco de extinção do Convênio 100. Seguindo os ensinamentos dos primeiros empresários do calcário paulista em situações como essas, optamos pela conversa. Apresentamos, em São Paulo e em Brasília, nossas argumentações. Fomos atendidos em nossos pleitos, no que sou grato a cada um de vocês pelo apoio e pelas ações.

Sem dúvida, a principal decisão à nossa frente hoje envolve a pandemia. Quando esperávamos um cenário menos instável que o de 2020, veio uma elevação de casos. Restrições adotadas pelas autoridades, e contestadas por outras, dificultam ainda mais a tomada de decisão na empresa.

Por outro lado, fico feliz em saber que nossos associados estão agindo de forma responsável. A preservação da vida ganhou força, ao mesmo tempo em que buscamos alternativas seguras para manter nossas atividades.

Somos um setor em que praticamente todos se conhecem pessoalmente, e estarmos reunidos com saúde, quando houver a possibilidade, será a melhor prática corporativa. Unindo essa consciência à vacinação, reduziremos muito os danos.

O mesmo falo a respeito de nossos clientes. A maioria deles atua de forma familiar, e, muitas vezes, a decisão de vários temas estratégicos recai sobre uma ou duas pessoas. Esse formato torna importante que atuemos no sentido de reforçar a eles a necessidade da calagem.

A cada conversa ou entrevista, me prendo ao fato de a agricultura e a pecuária terem sido influenciadas pela tecnologia. Isso permitiu que o agronegócio paulista e brasileiro atingisse resultados expressivos. Tecnologia e resultados só seriam possíveis com uma excelente qualidade de solo, obtida principalmente a partir da aplicação do calcário.

Integramos uma cadeia que alimenta bilhões de pessoas no mundo. Também somos elo importante na questão energética. A produção de etanol nas usinas paulistas surge como grande oportunidade ao longo dos próximos meses. O modelo brasileiro para o segmento vem se tornando referência, como no caso da Índia, e essa tendência deverá influenciar positivamente nossos clientes.

Finalizando, gostaria de reforçar que estamos, dentro do possível, adotando medidas que tornem o Sindical ainda mais um parceiro do empresário paulista do calcário. Com esse novo site, reforçamos a importância dos dados para a tomada de decisão.

A prestação de serviços será, cada vez mais, o nosso foco, para que estejamos não apenas com as Senhoras e Senhores, mas também com os gestores de suas empresas. Sinto que a profissionalização adotada ao longo da história de nossos associados será ainda mais necessária, para que possamos avançar, mesmo em cenários instáveis.

Nessa jornada desafiadora, contem com o Sindical!

Muito obrigado.

João Bellato Júnior

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical)

Converse conosco
Precisa de ajuda?
Olá, em que podemos ajudar?