Com apoio de grupo da Esalq, Fórum sobre Corretivos de Solo será em Piracicaba e discutirá aspectos da calagem
A cidade de Piracicaba será a sede da segunda edição do Fórum Nacional sobre Corretivos de Solo. O evento acontecerá no dia 26 de março de 2025. Os debates abordarão a revisão das dosagens de insumos agrícolas – como o calcário – utilizadas no país, inclusive no estado de São Paulo.
O evento terá um reforço nessa edição. O Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), da Esalq/USP, atuará na organização. Alguns dos principais eventos de sucesso a respeito de fertilidade do solo são organizados pelo grupo. Os professores Doutores Godofredo Cesar Vitti e Rafael Otto, ambos da Esalq, coordenam o GAPE.
A realização é da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal) e dos sindicatos estaduais do setor – incluindo o Sindical. O Fórum incentiva a apresentação de pesquisas recentes sobre o uso de calcário e gesso agrícola para formacão de perfil de solo, além de temas como adubação de macronutrientes secundários e aplicação mecanizada.
A realização em São Paulo ocorre em um momento desafiador para o agronegócio. O consumo de calcário no estado apresentou um recuo de 4,5%. Foram 4,4 milhões de toneladas entre janeiro e outubro do ano passado, ante 4,2 milhões em 2024. Os dados são do Sindical.
“A queda tem relação com a indecisão do agricultor em contrair despesas, num cenário com preços dos produtos oscilando, a ocorrência de queimadas e o estresse hídrico. No fechamento do ano, podemos ter uma queda menor, pois, em função da estiagem, não se conseguia preparar o solo para receber o calcário. Porém, precisamos esperar um pouco mais para novas avaliações”, disse João Bellato, presidente da Abracal e do Sindical.
Somente em formato presencial
As palestras serão apenas em formato presencial, no auditório da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP). Agrônomos, produtores agrícolas e especialistas estarão presentes. Em breve, serão divulgados detalhes sobre os ingressos nas redes sociais da Abracal e do GAPE.
Para Jairo Hanasiro, o segundo Fórum vem complementar a discussão sobre a construção de perfil de solo em profundidade e a revisão de dosagens de aplicação, abordando outros aspectos importantes na recomendação da calagem.
A edição de 2023 foi em Cuiabá (MT).