
Análise de solo: 5 dicas essenciais que ajudam na rentabilidade da sua lavoura
A análise de solo ganha mais importância a cada dia. Dos aspectos técnicos do plantio à rentabilidade da lavoura, os números apurados pela avaliação laboratorial da terra guiam os negócios, principalmente nos períodos em que os preços das commodities apresentam oscilação.
Nesse cenário de mercado, não se pode errar, quando falamos de alta produtividade e redução dos custos operacionais.
Por isso, vamos dar aqui 5 dicas essenciais para o produtor rural. Uma delas é a economia nos insumos que pode ser feita, a partir dos dados constantes da análise.
Confira.
1. De olho no pH da terra
A análise de solo aponta as necessidades de correção de acidez, um problema comum das terras no Brasil, inclusive em São Paulo.
Acidez derruba a produtividade. O inverso também é correto: pH no ponto certo ajuda na fertilidade do solo, o que melhora os resultados.
2. O solo após variações climáticas e incêndios
Cada vez mais presentes, as variações climáticas impactam os solos, mas seus efeitos podem varia de uma região para outra.
Então, como regra geral, faça a análise de solo a cada 1 ou, no máximo, 2 anos.
Monitore a terra também quando da reforma do canavial ou situações inesperadas, como os incêndios registrados nas propriedades agrícolas em 2024.
3. Evitando desperdícios
Os dados vindos da análise do solo permitem também economia no orçamento. O resultado da análise pode apontar áreas em que um nutriente, como o fósforo, por exemplo, está mais abundante. Nessa área, o fertilizante que compensaria a falta do nutriente não é necessário.
E vale recordar o que já dissemos em outros conteúdos aqui: o fertilizante, um dos mais caros insumos agrícolas, age melhor em terra com pH ajustado, que recebeu, por exemplo, calcário.
4. Avaliando a terra após a calagem
Os efeitos da calagem são registrados, comumente, em um prazo que varia de 6 meses a 1 ano após a aplicação.
Repita a análise de solo após a calagem, seguindo essa janela de tempo.
5. Planejando a próxima safra
O resultado da análise gera uma importante ferramenta no planejamento das próximas safras. Sinaliza a quantidade de insumos a ser comprada, evitando tanto a falta como o excesso.
E lembre-se: consulte sempre um agrônomo ou técnico para auxiliar na interpretação dos resultados e na indicação das práticas de manejo adequadas.