Juntos e fortes

Iniciamos o ano de 2019 com uma perspectiva, ao mesmo tempo, positiva e desafiadora.

A mudança de ares na política nacional sinaliza que o agronegócio será valorizado. Com isso, ganha a cadeia produtiva, na qual está inserido o corretivo agrícola.

Por isso, avalio que deveremos ter uma alta no consumo de calcário entre nossos clientes. Estimo que vamos ficar perto dos 12% de elevação.

Sei que o crescimento se dá em bases ainda tímidas, visto que sofremos perdas ao longo dos últimos anos de crise. Também fica claro que o consumo poderia ser ainda maior, caso estivéssemos – governo e iniciativa privada – com um olhar mais estrutural para o campo.

Porém, são duas situações que precisam ser corrigidas. O baixo consumo e a desvalorização do processo de correção da acidez do solo cobrarão de nós, brasileiros, uma conta muito alta, principalmente quando sabemos que a demanda por alimentos somente aumenta em todo o mundo, sendo o Brasil um dos principais exportadores – ao lado de um importante mercado interno.

Temos feito nossa parte. Aos governantes, levamos a mensagem de que a acidez compromete os resultados. Se estamos bem hoje, quando avaliamos a produtividade por hectare, poderíamos obter mais eficácia se agíssemos planejadamente, acompanhando o estágio dessa acidez e agindo de forma preventiva para combate-la.

Também estamos de olho na gestão de nossas empresas. Internamente, buscamos melhorar cada processo ou produto. Aprimoramos as práticas ambientais em nossas jazidas.

Nos poderes Executivo e Legislativo, levamos nossa reivindicação de melhoria, notadamente na questão tributária. Os avanços ocorrem, mas ainda distantes daquilo que é necessário para que nossos associados gerem emprego e renda, além do produto já citado. Daí seguirmos alertas, visto que calcário é um produto nacional e que age estruturalmente quando falamos de produção agrícola.

Mas temos que fazer "a lição de casa". Os sindicatos precisam reforçar sua representatividade, daí a importância da participação de todos.

A palavra "sindicato", em parte dos casos, teve uso bastante incorreto no Brasil. Daí a reputação desgastada que afeta alguns deles.

Por outro lado, tal ocorrência não pode nos levar a crer que, sozinhos, vamos conseguir resolver todas as questões que surgem. As conquistas obtidas são fruto da manifestação de cada uma das empresas que integram o Sindical, que contribuíram para que as melhores alternativas fossem encontradas diante dos obstáculos.

Essa prática precisa ser mantida e aprimorada, daí conclamar o segmento industrial paulista do calcário agrícola para que estejamos juntos ao longo de 2019. Unidos, somos mais fortes!

João Bellato Júnior

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical)

Contato

Assessoria de Imprensa - Sindical (Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo)

Jornalistas Adalberto Mansur e Rogério Rueda

ProImprensa Comunicação

Telefone: (19) 98156-3410

Contribuição Sindical Patronal

O QUE É

A obrigatoriedade da contribuição sindical anual está prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, que dispõe: "A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591."

Leia mais:Contribuição Sindical Patronal

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Conheça a nossa diretoria para o mandato no período de 01/04/2016 a 31/03/2020.

Leia mais:Diretoria

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Nossa Caracterização

Sindical - Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo, é uma entidade sindical patronal, de natureza civil,  sem fins lucrativos,  fundado  em 08  de  julho de 1989, com sede na Rua: 3 nº 1896 -  Centro  -  Rio Claro/SP - CEP: 13500-162, Telefone  e  Fax.  (0xx19)   3524-3509,  tem   seu funcionamento  em  obediência  às  leis vigentes e ao seu Estatuto.

Leia mais:Quem Somos

Mais artigos...