Calcário Cruzeiro e a importância da mineração nas nossas vidas

Sindical Calcário Cruzeiro 037
Desde 1987, a Calcário Cruzeiro está sob a direção de Antoninho Pedro
Foto: Divulgação

Ao longo de mais de 60 anos de atividades, a empresa Calcário Cruzeiro teve como principal objetivo gerar negócios que garantam a satisfação de seus clientes. A proposta de trabalho, criada por seu fundador Abílio Pedro, está sendo mantida pela segunda e terceira gerações da família.

“O calcário agrícola é um produto bastante regionalizado, em função da logística necessária para entrega. Isso exige atualização constante em nossas atividades”, afirma Caio Breda Pedro, neto de Abílio e filho do atual diretor-superintendente da empresa, Antoninho Pedro.

Por isso, a empresa associada ao Sindicato da Indústria do Calcário Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) tem, além da sede em Limeira, filiais em Pereiras-SP e Cesário Lange-SP, além de negócios em Lençóis Paulista. A lista de produtos inclui, ao lado do calcário, itens como argila para indústria cerâmica e lajão para revestir vias rurais e urbanas, itens nos quais foi uma das pioneiras.

A maioria dos clientes se localiza no Estado de São Paulo, mas outros estados brasileiros consomem os produtos da empresa.

“A mineração está em tudo que fazemos na vida. O calcário, por exemplo, ajuda na produção dos alimentos consumidos pelo brasileiro e na pauta de exportação nacional, como o suco de laranja. Está nos combustíveis, como o etanol. Temos que trabalhar para que as pessoas saibam disso”, defende Antoninho Pedro.

Ao criar a empresa, em 1953, 30 anos após chegar ao Brasil vindo do Líbano, Abílio Pedro sabia que teria a divulgação do calcário como um dos itens prioritários.

O início se deu em uma jazida no bairro Assistência, em Rio Claro (SP). Além da venda, Abílio mostrava aos agricultores que a aplicação do calcário corrige a acidez do solo e melhora a produtividade das lavouras. Estudos recentes apontam também que o fertilizante, um dos itens mais caros na cadeia produtiva rural, perde parte do seu efeito quando não é conjugado com o calcário.

Origem

A unidade de Limeira surgiu em 1959, vindo, em seguida, Pereiras e Cesário Lange.

Abílio Pedro faleceu em 1983. Assume a empresa sua esposa Vicencina, filhas e filhos. Desde 1987, a Calcário Cruzeiro está sob a direção de Antoninho Pedro e sua esposa Regina Breda Pedro, que, nos últimos anos, passaram a contar com o trabalho de seus filhos Luciana, Isadora, Ana Karina e Caio.

A diversificação exigiu a expansão da área construída já a partir do final da década de 1980, quando a empresa também passou a atuar em parceria com a Embracal. Constantes investimentos em galpões, maquinários e equipamentos constam da pauta da empresa, além da melhoria de processos e a qualificação de seus 90 colaboradores. No ramo da mineração, seus processos foram alvo de estudos de importantes universidades paulistas, como Unicamp e Unesp.

“Meu pai costumava prever tendências”, conta Antoninho. Abílio montou um dos primeiros postos de gasolina às margens da Rodovia Anhanguera, em Limeira. Também foi um dos pioneiros paulistas nas linhas intermunicipais de transporte de passageiros, no tempo em que os ônibus eram chamados de “jardineiras”.

Mostrou ainda que empreendedorismo não tem idade. Calcário Cruzeiro foi fundada quando Abílio Pedro tinha 48 anos de idade. Vale frisar que, da empresa, também origina a pH7 Calcário, administrada hoje por outro filho de Abílio, Bernardino Pedro – veja matéria sobre a pH7 aqui.

Atua ainda em projetos de responsabilidade social junto a entidades educacionais e de atendimento a pessoas com necessidades especiais de Limeira e das cidades onde mantêm as filiais.