Calcário traz mais ganhos para agricultor que usa tecnologia

Investir em tecnologia traz resultados ao agricultor. Porém, reservar parte dos recursos para a correção da acidez do solo representa ampliação desses resultados.

A correção por meio da aplicação do calcário agrícola se faz necessária em um país com as características do Brasil. Solos em regiões tropicais apresentam acidez elevada. O uso do calcário, apoiado por análises técnicas, reduz essa acidez e, por consequência, traz ganhos maiores na hora da colheita.

“Quando se planta com tecnologia, o corretivo é fundamental. Em áreas mais tecnificadas o papel do calcário ganha relevância, pois ajuda no retorno gerado pelo investimento em tecnologia”, disse o presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical), João Bellato Júnior.

Conforme mostra a página Benefícios do Calcário neste site, os solos podem ser naturalmente ácidos, devido à formação do material de origem. Ao mesmo tempo, a aplicação de fertilizantes amoniacais e ureia, assim como a erosão, podem levar à perda de nutrientes.

A página é uma das mais visitadas no site do Sindical. Isso porque, dependendo do grau de acidez de um solo, adubar em um solo ácido é jogar dinheiro fora. “O uso do calcário potencializa os fertilizantes”, reforça Bellato.

Clique aqui e conheça os benefícios da correção de solo com calcário agrícola. Ao mesmo tempo, procure o auxílio técnico sobre o tema junto aos profissionais e órgãos governamentais.