Enacal 2017

Marcos Neves faz palestra no Sindical; “cana sai primeiro da crise”

Sindical assembleia 122
Marcos Fava Neves disse que 2015 será “um ano de dieta” na economia brasileira
Foto: Divulgação 

A Assembleia Geral do Sindicato das Indústrias do Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) ocorreu na manhã do último dia 5 de dezembro, em Rio Claro. Além dos assuntos administrativos, o evento contou com a apresentação do professor Marcos Fava Neves, que abordou o tema “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro”.

Neves é especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas Orientadas para o Mercado. Doutor em Administração pela FEA/USP, com especialização na Holanda, também obteve título de mestre em Administração pela mesma FEA/USP, com especialização na França. Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP. Professor Titular da FEA-RP/USP, ao longo do ano de 2013 foi professor Visitante Internacional da Purdue University (EUA).

Para Marcos Fava Neves, 2015 será “um ano de dieta” na economia brasileira, em razão dos ajustes que o governo terá que fazer. O agronegócio, segundo ele, seguirá auxiliando a reduzir os impactos negativos do quadro econômico nacional. “O mundo diz para o Brasil que nós vamos continuar alimentando o mundo”, afirmou. “Como o Brasil vai mal, o agronegócio será importante para a renda do país”.

Sobre os dois principais produtos da agricultura paulista, a cana-de-açúcar e a laranja, o professor avalia que “a cana sai primeiro da crise”. Porém, Neves não poupa críticas ao governo federal pela forma com que conduz a questão sucroalcooleira. A cana vive, segundo ele, “uma crise fabricada”.

Neves avalia que o calcário será importante nesse cenário, por garantir que as usinas sigam produzindo tanto para sua linha tradicional, com etanol e açúcar, como para novas fontes – incluída aí a geração de energia a partir da biomassa.

A fala do professor foi acompanhada pelos associados do Sindical. O presidente da entidade, João Bellato Júnior, considerou positivo o evento. “Trouxemos conhecimento para os associados, além de apontar tendências, o que ajuda no planejamento de nossos negócios”, disse.


Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter menos de 300 caracteres
Powered by Komento

Patrocinadores XXIII ENACAL

EcoplanIbemetalSanta LuziaMetsoGranaco

Cartilha - Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez

Boletim Calcário 2017

Busca rápida

Entrevista - Canal Rural

Espaço do Agricultor

YoutubeTwitterFacebook