Enacal discute perspectivas do calcário no Brasil

A cidade de Palmas, no Tocantins, sediará a edição de 2014 do Encontro Nacional dos Produtores de Calcário (Enacal). O evento discutirá o mercado de calcário diante da política agrícola brasileira, em temas como produção, aplicação, comunicação e perspectivas.

A realização é da Associação Brasileira da Indústria de Calcário Agrícola (Abracal), com apoio do Governo do Estado do Tocantins, Prefeitura de Palmas e Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.

As palestras acontecerão no Hotel Pousada dos Girassóis Plaza, entre os dias 26 e 28 de novembro. Já nos dias 29 e 30, a programação apresenta um passeio pelo região do Jalapão. Paralelamente, haverá um congresso sobre fertilidade do solo.

A abertura será feita na noite do dia 26 pelo presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe; seu vice, João Bellato Júnior, presidente do Sindicato da Indústria do Calcário Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical); e por José Demito, ex-presidente da Abracal. Os trabalhos serão coordenados pelo diretor executivo da associação, Fernando Carlos Becker.

Foram convidados para abertura o governador de Tocantins, Marcelo Miranda; senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); deputado federal Luis Carlos Heinze (RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA); e José Demito, ex-presidente da Abracal.

Na manhã do dia 27, as palestras técnicas terão início após a saudação do deputado federal César Haloum (TO). Temas como a CFEM (Compensação Financeira pela Exploração dos Recursos Minerais), a Comunicação no mercado de calcário, produção de calcário e soja, e perspectiva para a Política agrícola brasileira constam da programação.

No dia 28, o uso do calcário na psicultura, o perfil da produção agrícola e a fertilidade do solo, a evolução da cultura algodoeira e mineração e meio Ambiente no estado de Tocantins constam da programação. O encerramento será com a fala dos dirigentes do setor de calcário.

A Abracal fornece detalhes do evento pelos telefones (51) 3330-7765 ou (51) 3330-0037.

ENACAL FOLDER