Entidades querem ampliar participação no Enacal

Sindical parte 2 Enacal 05a
Edição de 2013 aconteceu em Araxá (MG)
Foto: Divulgação

O Encontro Nacional dos Produtores de Calcário Agrícola (Enacal) buscará ampliar o espaço junto às lideranças de várias áreas da sociedade. A intenção é que a fertilidade do solo também seja discutida no evento, que este ano ocorrerá em Palmas, Tocantins.

As conclusões foram tiradas de reunião realizada no final de agosto na sede da Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal), em Porto Alegre (RS). Participaram do encontro o presidente da Abracal, Oscar Alberto Raabe, o diretor executivo da entidade, Fernando Carlos Becker, e o empresário José Demito.

O congresso sobre fertilidade do solo e o encontro dos produtores de calcário apresentarão programação única, com dois dias de evento. Também será reservado espaço para abertura e uma visita. O Brasil apresenta cerca de 400 empresas produtoras de calcário e corretivos.

Em 2013, o encontro ocorreu em Araxá (MG). Vice-presidente da Abracal, João Bellato Júnior considera importante a iniciativa. “Temos que debater não somente da produção do calcário, mas também itens como a logística para a entrega desse produto”, afirmou.

O evento deve ocorrer em novembro. No dia 19, ocorrerá o jantar solene de abertura. As datas de 20 e 21 serão reservadas para as sessões de trabalho, com a programação se estendendo até 22 de novembro, com uma visita ao Jalapão.

Além das questões envolvendo os produtores de calcário, a organização convidará para integrar os trabalhos a Embrapa, empresa brasileira de pesquisa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, da Câmara dos Deputados, também será convidado.