Agrishow amplia espaço para apresentar insumos agrícolas

A 26ª Agrishow terá 80 mil metros quadrados a mais de espaço do que o ano passado. A expectativa é que os negócios saltem de R$ 2,7 bilhões para R$ 2,9 bilhões. A alta deve ser movida, em parte, pela maior participação dos segmentos de insumos.

A feira ocorre entre 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). A expectativa dos organizadores é que parte das 800 marcas venha da área de insumos, sinalizando a necessidade de a ampliação das safras brasileiras ocorrer em sintonia com a produtividade – e menos com a ampliação da área plantada.

“Os insumos são impulsionadores de produtividade. O uso de calcário, por exemplo, permite melhores resultados com a mesma área plantada”, afirma João Bellato Júnior, presidente do Sindicato da Indústria do Calcário Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical). “Hoje, os agricultores estão de olho na planilha de custos”, conta Bellato.

A expectativa dos organizadores da Agrishow é reunir mais de 150 mil visitantes nacionais e internacionais. Já em termos de negócios, a perspectiva é aumentar em até 10% o montante obtido em 2018. Nisso, há um foco no mercado internacional – dirigentes de vários países estarão presentes, bem como a organização conta com a presença de importantes veículos de comunicação da imprensa mundial.

Grande parte desse cenário positivo ganha força com o protagonismo do agronegócio para a economia do país. Somente no estado de São Paulo, o agronegócio movimentou perto de R$ 270 bilhões em 2017, último dado apurado pela Fiesp.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a safra 2018/2019 alcance 233,29 milhões de toneladas, segunda maior safra de todos os tempos. Por isso, o setor também colocou na pauta a discussão sobre armazenagem, outro gargalo do agronegócio brasileiro.

A avaliação é que os contatos na feira sinalizarão não apenas novos negócios, mas também os próximos passos dos setores envolvidos. A expectativa servirá para ajudar no planejamento a ser feito pelos fornecedores de insumo.