Análise de solo: cuidado na hora da coleta de amostras

Um dos principais itens na hora de definir a correção da acidez de solo nas lavouras e pastagens é a análise de solo. O resultado obtido em laboratório se torna mais real diante de uma correta coleta de material.

O tema foi tratado no vídeo sobre calagem realizado pelo Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) e Associação Brasileira dos Produtores de Calcário Agrícola (Abracal).

Disponível na internet, o vídeo traz os depoimentos dos professores José Carlos Casagrande e Márcio Roberto Santos, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Casagrande recorda que, quando falamos de correção, estamos fazendo referência aos nutrientes necessários às plantas.

Já Santos destaca procedimentos que devem ser tomados quando da coleta da terra que será enviada ao laboratório. A adoção de um roteiro, por exemplo, evita que o material retirado represente apenas uma das regiões da área objetivo de análise.

Clique aqui e confira a questão da análise de solo – a partir de 7min55seg.