main-header

Conheça 11 motivos para fortalecer sua indústria

O Brasil passa por um período de revisão de suas práticas. Uma delas envolve a atuação dos sindicatos, tanto os patronais como os que representam trabalhadores.

Ao se aproximar de seus 30 anos de existência, o Sindical tem aprimorado ações que buscam representar a indústria do calcário agrícola perante governos e sociedade, bem como contribuir com as empresas do setor. Conheça algumas delas.

Menos impostos

A direção do Sindical integrou delegação de empresários que levou a Brasília a proposta de redução da alíquota da CFEM, o que foi aprovado pelo Congresso Nacional, porém vetado logo em seguida pela Presidência da República. As ações seguem no sentido de que a tributação incidente sobre o calcário, que baixaria de 2% para 0,2%, tenha parâmetros diferenciados na comparação com outros minérios de maior valor agregado.

Ainda integra o grupo de sindicatos estaduais que busca a transformação do chamado "Convênio 100", que reduz a carga tributária dos insumos agrícolas, em prática permanente. O convênio data de 1997 e envolve o ICMS entre os estados.

Transporte de carga

O sindicato patronal mantém contato com representantes fiscalizadores das estradas paulistas, no sentido de evitar quaisquer irregularidades no transporte de matéria-prima ou de produtos finais. A ação inclui campanha permanente de alerta quanto aos riscos do transporte de carga fora das regulamentações.

Calcário líquido

A ação do Sindical levou os órgãos públicos a intensificar a fiscalização a respeito do tema. Reuniões com representantes do Ministério da Agricultura (Mapa) apresentaram o posicionamento da indústria do calcário paulista, freando eventuais distorções no debate sobre o tema.

Participar de licitações

Ao se associar ao Sindical, o minerador contará também com a possibilidade de fornecimento de bens ao poder público tendo em vista que em alguns editais licitatórios exige que o fornecedor esteja filiado ou associado à uma entidade representativa da categoria econômica.

Ações judiciais

Eventuais ações judiciais propostas de forma coletiva, em matérias de interesse do setor, em caso de sucesso, os associados se beneficiam de liminares ou de sentenças transitadas em julgado.

Monitoramento de consumo e custos

O Sindical realiza mensalmente estudo sobre os custos que incidem sobre a cadeia produtiva do calcário, como óleo diesel, pneus e máquinas. Também apura o consumo de calcário no mercado paulista, a partir de informações passadas pelos associados.

Notícias para associado e agricultor

O Sindical aprimorou a comunicação por meio de seu portal. Ao homem do campo, materiais como o “Espaço do Agricultor” apresentam os benefícios da correção de solo na produtividade e na rentabilidade do negócio. A comunicação inclui entrevistas com especialistas e coberturas de feiras, como a Agrishow.

Já os associados podem acompanhar as principais novidades a partir de depoimentos de especialistas e relato das ações dos diretores junto aos órgãos públicos ou representativos. A questão ambiental, por exemplo, tem sido tratada com frequência no portal, visto as recentes mudanças no Código da Mineração.

A ação resulta de investimento em Assessoria de Imprensa, o que levou o calcário a ganhar novos espaços gratuitos em veículos como Canal Rural, TV Terraviva e sites noticiosos.

Conteúdo técnico

A cartilha “Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez” foi recentemente atualizada. Hoje, pode ser baixada gratuitamente no site do Sindical. O conteúdo técnico aprimora o ambiente de negócios.

Acordo coletivo de trabalho

A negociação com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas é realizada pelo Sindical. A ação busca valorizar o profissional, ao mesmo tempo em que fortalece a geração de emprego e renda, dentro da realidade financeira das empresas representadas.

Em entidades empresariais

O Sindical integra entidades representativas do setor empresarial. A união com lideranças de outras áreas fortalece as reivindicações. Um exemplo é a participação no Departamento do Agronegócio (Deagro), da Fiesp.

Enacal e palestras

As assembleias anuais do Sindical ganharam espaço de conhecimento, com a presença de profissionais como Marcos Fava Neves , José Carlos de Lima Junior – ambos sobre o agronegócio – e Alex Sorvillo – especialista em ICMS.

No ano de 2017, o Sindical organizou uma das melhores edições do Enacal. Numa parceria com a Abracal, Indaiatuba sediou palestras de conteúdo técnico altamente relevante, além da presença, no encerramento, do ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, um dos principais analistas econômicos do país.


Importância da Calagem

Cartilha - Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez

Boletim Calcário 2017

Busca rápida

Login

Entrevista - Canal Rural

Espaço do Agricultor

YoutubeTwitterFacebook