main-header

6 ações na correção do solo no campo e seus resultados

Os editores da página “Calcário Agrícola”, no Facebook, separaram seis reportagens que mostram a importância do calcário na correção de acidez de solo. Cinco artigos mostram ações relacionadas ao tema que trazem resultados em culturas como milho, soja, morango, batata-doce e abacate.

O sexto é alarmante. O Brasil poderia ter economizado R$ 54 bilhões se tivesse corrigido o solo antes de aplicar adubo fosfatado.

Confira

. O morango a caminho do hidropônico

O cultivo de morango está indo além da forma tradicional, que é no solo. O que está mais em expansão é o realizado em substrato, ou semi-hidropônico. O site da Revista Globo Rural cita artigo de técnicos da Embrapa, que alerta que a adubação varia de acordo com o preparo e a fertilidade do solo, ou do substrato utilizado. A aplicação prévia de calcário e a irrigação frequente também são fundamentais para que a adubação tenha efeito. Clique Aqui.

. Batata-doce versus elementos tóxicos

Em artigo para o site Cultivar, o pesquisador Luís Antônio Suita de Castro, da Embrapa, destaca a batata-doce trava uma batalha incansável com a acidez do solo. Também enfrenta terrenos com altos teores de elementos tóxicos, principalmente alumínio e manganês. “Em razão disso, a calagem e a adubação são práticas indispensáveis que, em conjunto com outras, são responsáveis por melhorias na produtividade”, explica Castro. Leia aqui.

. A variação na semente que traz resultado

Sidrolândia, Mato Grosso do Sul. O produtor  Artur Burgel conta que, após a análise de solo, usa um híbrido de milho ideal para cada talhão. Junto de outros avanços na tecnologia, essa variação garantiu pelo menos duas sacas a mais de milho por hectare, aponta reportagem do Canal Rural. Veja aqui.

. Milho garante a soja “campeã”

Atual recordista de produtividade de soja no Rio Grande do Sul, Vanderlei Neu esteve na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), para comentar o que leva sua lavoura a ter resultados acima de média. Calagem se mostra importante, porque a soja não tem raízes profundas. Ainda não gera palha  Neu contou que um terço da área que lhe garante  produtividade de soja acima da média é composta por milho. Veja reportagem do site Notícias Agrícolas.

. Uma das “estrelas” da culinária, abacate pede calagem

O abacate é um dos “queridinhos” da culinária brasileira. Impulsionado pelo grande número de programas de TV sobre o assunto, ganhou espaço em receitas salgadas e doces. Porém, os cuidados devem vir já da plantação. Análise de solo, calagem e adubação são etapas fundamentais, diz reportagem do Canal Rural.

. Adubo perde eficiência sem manejo do solo

Um dos fatores de sucesso da produção de grãos no cerrado foi a adoção de tecnologias como a adubação fosfatada. Contudo, a eficiência dos fertilizantes é considerada baixa, em função, principalmente, do manejo inadequado do solo. Em 30 anos, as perdas chegariam a R$ 54 bilhões. O pesquisador da Embrapa, Djalma Martinhão, disse ao portal DBO que o cenário impacta a lavoura, na medida em que o que se gasta com fósforo representa hoje 20% do valor do custeio.


Deixar seu comentário

Postar comentário

0 / 300 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter menos de 300 caracteres
Powered by Komento

Patrocinadores XXIII ENACAL

EcoplanIbemetalSanta LuziaMetsoGranaco

Cartilha - Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez

Boletim Calcário 2017

Busca rápida

Login

Entrevista - Canal Rural

Espaço do Agricultor

YoutubeTwitterFacebook