Em vídeo, produtor e distribuidor apontam importância do calcário

A análise do solo é um procedimento importante para o produtor rural. Essa ferramenta apontará a necessidade de correção do pH da terra, já que grande parte dos solos brasileiros é naturalmente ácida.

No processo de correção, o calcário surge como a alternativa mais barata. Ao mesmo tempo, sua aplicação garante maior eficácia no uso do fertilizante, que é um dos itens mais caros na planilha de custos do produtor rural.

A constatação vem de depoimentos colhidos pelo site do Sindical (Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo).

Em vídeo, Marciel Bertanha, produtor rural, fala dos resultados nas áreas com . cana-de-açúcar, laranja e milho no município de Araras (SP). Ele aponta a necessidade da análise de solo. O diagnóstico mostrará as necessidades para que a correção seja feita, por meio do calcário.

A prática também ajuda a apontar o quanto de adubo a terra precisa. A produtividade das áreas de Bertanha tem aumentado com esse procedimento.

O resultado positivo do calcário em áreas com grãos tem sido uma novidade na agricultura paulista. A tradição paulista focava os negócios na cana e na laranja.

Mário Lussari, representante comercial na área de insumos agrícolas, faz uma comparação com os seres humanos: se a pessoa está com azia e come fritura, aumentam os sintomas da doença. “Se a terra está acida e você coloca adubo químico, a terra fica mais ácida”, diz Lussari, que atua na distribuição de insumos.

Para o presidente do Sindical, João Belatto Júnior, o pó calcário permitiu que o Brasil fosse um grande produtor no campo, ganhando destaque internacional. Ele ainda aponta que o calcário reduziu a evasão de divisas, já que o fertilizante é importado.

Assista ao vídeo clicando aqui