main-header

Vídeos: produtividade pós-calagem chama a atenção dos futuros agrônomos

Cerca de 150 alunos do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) acompanharam a palestra sobre a importância da correção da acidez do solo, realizada pelo Sindical e Abracal.

Os futuros engenheiros agrônomos tiraram dúvidas, como a influência do calcário no solo em períodos de poucas chuvas. Também apontaram, em depoimentos, o salto de produtividade que ocorre quando técnicas para manejo do solo são empregadas, como a calagem.

A palestra foi ministrada pelo agrônomo e especialista em solos Jairo Hanasiro, logo após a apresentação do vídeo “A Importância da Calagem”.

Leia mais:Vídeos: produtividade pós-calagem chama a atenção dos futuros agrônomos

Quais os benefícios do uso do calcário? Aqui vão 7 respostas

O agricultor busca produtividade no campo e rentabilidade nos negócios.

Essa conta se mostra cada vez mais ameaçada pela alta nos custos de produção. Porém, uma calagem bem feita ajuda a melhorar as condições do solo. O calcário é um dos produtos usados na correção da acidez das terras.

Leia mais:Quais os benefícios do uso do calcário? Aqui vão 7 respostas

Vídeos: professor e aluno avaliam ações sobre calagem

Palestras sobre calagem para universitários da área de Agronomia estão marcando os 30 anos do Sindical. A primeira delas aconteceu no Centro Universitário UniToledo, em Araçatuba (SP). Cerca de 150 estudantes participaram da iniciativa.

A calagem, que é o processo de correção da acidez do solo, ganha destaque na avaliação do mundo acadêmico.

Porém, o aumento da produtividade agrícola do País e da rentabilidade do agricultor ainda esbarra no uso de corretivos. No ano passado, o agronegócio paulista utilizou 4,9 milhões de toneladas de calcário, ante uma projeção de 7 milhões. 

Leia mais:Vídeos: professor e aluno avaliam ações sobre calagem

Sindical, 30 anos: “tecnologia impulsiona correção de acidez do solo”

Tecnologia e tradição impulsionam o uso do calcário no agronegócio paulista. Há lavras com mais de 50 anos de atividades no fornecimento do produto, um corretivo da acidez de solo.

Ao mesmo tempo, a correção se identifica com práticas de última geração no campo.

O paralelo foi traçado por João Bellato Júnior, presidente do Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical).

Leia mais:Sindical, 30 anos: “tecnologia impulsiona correção de acidez do solo”

Sindical, 30 anos: palestras nas faculdades focam na correção de acidez do solo

DSC 0060cal30aO Sindicato das Indústrias de Calcário e Derivados para Uso Agrícola do Estado de São Paulo (Sindical) está completando 30 anos de atividades. Várias ações ocorrerão para marcar a data.

A principal delas será uma série de palestras para estudantes universitários da área de Agronomia, a respeito de acidez de solo e nutrientes para plantas. A primeira palestra ocorrerá às 19h do próximo dia 17 de setembro, no Centro Universitário UniToledo, em Araçatuba (SP).

O campus Agronomia da instituição receberá a apresentação do vídeo "A Importância da Calagem", realizado pelo Sindical em parceria com a Abracal.

Leia mais:Sindical, 30 anos: palestras nas faculdades focam na correção de acidez do solo

Importância da Calagem

Cartilha - Metodologia Oficial de Análises de Corretivos de Acidez

Boletim Calcário 2017

Busca rápida

Login

Entrevista - Canal Rural

Espaço do Agricultor

YoutubeTwitterFacebook