Enacal 2017

Seminário reforça a importância do diálogo do agronegócio com sociedade

A 8ª edição do Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócio, ocorreu no dia 16 de outubro na Esalq/USP, em Piracicaba (SP). O evento mostrou que a gestão do marketing é necessária para reafirmar a importância do segmento diante da sociedade brasileira.

A coordenação foi dos professores Eduardo Eugênio Spers e Hermes Moretti Ribeiro da Silva, da Esalq. Profissionais de empresas do segmento e estudantes participaram do evento.

Os profissionais que falaram ao longo do dia apontaram a força econômica e social do agronegócio nacional, mas ressaltaram que a representatividade falha junto aos órgãos públicos e à sociedade. Ivan Moreno, da Bayer, apontou esse dilema.

“O Brasil vai muito bem no cenário mundial agrícola quando o assunto é produção, mas somos ruins de influência. Achamos legal vender para a Kellog’s, mas seria melhor se comprássemos a Kellog’s”, comparou Ivan, que é diretor de acesso ao Mercado da Bayer, e falou sobre o marketing no setor de insumos.

Para ele, operacionalmente, o Brasil peca pela pouca capacidade de armazenar produtos e por vender commodities, cujos preços são inferiores aos produtos já acabados.

Porém, segundo o diretor da Bayer, o segmento peca também no diálogo com o brasileiro. “Precisamos dizer que o país é dependente da agricultura. Temos produtores rurais altamente capacitados tecnologicamente, mas a sua imagem na sociedade é de alguém como Chico Bento ou de uma atividade que só desmata”, afirmou.

Doly Riberio Jr, sócio diretor da empresa Biomarketing, tratou do Marketing no segmento de alimentos. Segundo ele, as empresas destaque na área têm duas características em comum: a excelência em marketing e o investimento maciço em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Franchising e a Gestão do Marketing no Varejo foi o tema tratado por Raquel Massagardi, diretora da Cacau Show. Já a sustentabilidade no varejo foi abordada por Paulo Pianez, diretor do Grupo Carrefour. Como os demais palestrantes, Paulo e Raquel destacaram a importância de ouvir e surpreender o cliente.

O evento foi encerrado com um workshop sobre identidade visual, briefing e criação na área de comunicação.